CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

A CIRURGIA BARIÁTRICA LEVA A UM AUMENTO NA FREQUÊNCIA DE ALCOOLISMO? RESULTADOS DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO NO BRASIL

OBJETIVO

Avaliar a frequência de alcoolismo em indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica.

MÉTODO

Trata-se de um estudo transversal que incluiu pacientes atendidos no ambulatório de um hospital universitário terciário (Hospital de Clínicas - Unicamp) que realizaram acompanhamento pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica (bypass gástrico em Y-de-Roux), classificados de acordo com o Teste de Identificação de Desordens do Uso de Álcool (AUDIT), aplicado em indivíduos que se encontravam em três fases distintas: 1) no início do tratamento pré-operatório, quando não haviam recebido orientação sobre o álcool em relação à cirurgia; 2) mais imediatamente antes da cirurgia, quando os pacientes foram submetidos a acompanhamento pré-operatório de cirurgia bariátrica por mais de 30 dias e receberam orientações semanais sobre mudança de compulsão e riscos em relação ao álcool; 3) no pós-operatório (pelo menos 30 dias após a cirurgia), quando começam a descrever mudanças no comportamento psicossocial.

RESULTADOS

Ao todo, foram incluídos no estudo 150 indivíduos: 50 (43 mulheres) no pré-operatório inicial, 50 (37 mulheres) no pré-operatório e 50 (35 no pós-operatório). Nos dois grupos pré-operatórios, todos os indivíduos apresentaram escores variando de 0 a 7, indicando baixo risco de alcoolismo; no grupo pós-operatório, 10% dos indivíduos apresentaram escores variando de 16 a 19, o que indica uso de álcool perigoso e nocivo; um indivíduo apresentou a pontuação de 24, o que demonstra uma dependência alcoólica altamente provável. O número de indivíduos com pontuação acima de 8 foi significativamente maior após a cirurgia (p = 0,003).

CONCLUSÕES

Houve tendência ao aumento do alcoolismo entre os indivíduos submetidos à cirurgia. Como o número de cirurgias bariátricas está aumentando em todo o mundo, a identificação precoce dessa questão é relevante para evitar maiores complicações e propor estratégias para intervir nesse sentido.

PALAVRAS CHAVE

CIRÚRGIA BARIÁTRICA, OBESIDADE, ALCOOLISMO, PESQUISA, QUESTIONÁRIO, OBESIDADE

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

William Marchelli Vilela Costa, Felipe David Mendonça Chaim, Débora Aparecida Oliveira Modena, Ana Maria Nader, Everton Cazzo, Elaine Cristina Candido, Elinton Adami Chaim