CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

MUCOCELE DE APENDICE E SUAS DIFERENTES APRESENTAÇOES: A PROPOSITO DE DOIS RELATOS DE CASO

INTRODUÇÃO

As mucoceles de apêndice constituem um raro grupo de lesões caracterizadas por um apêndice distendido e preenchido por muco. A evolução e prognóstico dos pacientes variam de acordo com seus tipos histológicos. Estima-se que 0,3% das apendicectomias realizadas sejam consequência de casos de mucocele.

RELATO DE CASO

MEC, feminino, 62 anos, compareceu a emergência queixando-se de dor localizada em fossa ilíaca direita (FID) sem irradiação com início há 7 dias. Negava febre, náuseas ou alterações genitourinárias. Ao exame físico apresentava abdome normotenso, doloroso à palpação em FID e descompressão brusca (DB) negativa. Solicitados exames de sangue e urina sem alterações. Solicitada tomografia computadorizada (TC) de abdome total que demonstrou apêndice cecal de dimensões aumentadas com obliteração da gordura adjacente, sugestivo de mucocele, e espessamento parietal concêntrico do cólon sigmoide, suspeito para envolvimento neoplásico. Em seguida, foi solicitada colonoscopia que demonstrou lesão úlcero-vegetante em cólon sigmoide ocupando 50% do lúmen de aproximadamente 3 cm, além de abaulamento em região de óstio apendicular. Optou-se por apendicectomia com retossigmoidectomia. O histopatológico demonstrou cistadenoma mucinoso em apêndice cecal com margens livres e adenocarcinoma tubular papilífero, moderadamente diferenciado e invasor até a camada muscular em material de retossigmoidectomia com margens cirúrgicas livres e sem acometimento linfonodal (estadiamento pT2 pN0). Recebeu alta no 6º dia de pós-operatório (PO). Na semana seguinte, JRA, masculino, 71 anos, compareceu à emergência queixando-se de dor tipo cólica em FID sem irradiação com início há 30 dias e piora há 7 dias. Negava febre, náuseas ou alterações genitourinárias. Ao exame físico apresentava abdome flácido, doloroso à palpação de FID e DB negativa. A TC de abdome total demonstrou apêndice cecal de dimensões aumentadas, sugestivo de mucocele. Realizada colonoscopia que demonstrou abaulamento de óstio apendicular. Optou-se por ileotiflectomia e o material excisado revelou mucocele do apêndice cecal associado a componente inflamatório e hipertrofia da camada muscular dos folículos linfoides, além de metaplasia mucinosa da mucosa apendicular. Recebeu alta no 7º PO. Os pacientes encontram-se em acompanhamento ambulatorial assintomáticos.

DISCUSSÃO

As mucoceles do apêndice podem ser classificadas em lesões não neoplásicas (cistos de retenção e hiperplasia mucosa) e neoplásicas (adenoma e cistoadenocarcinoma mucinosos). Diversos relatos mostram associação entre mucocele de apêndice e outros tumores, sendo o adenocarcinoma de cólon encontrado em até 20% das vezes. Por conta disso, lesões concomitantes devem ser descartadas durante o pré-operatório, preferencialmente por colonoscopia. O tratamento da mucocele envolve ressecção da lesão e a sobrevida para as lesões benignas é excelente (91-100%). Os dados são variáveis quanto ao adenocarcinoma mucinoso.

PALAVRAS CHAVE

Mucocele, Apêndice Cecal

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Faculdade Ceres - São Paulo - Brasil

Autores

Victor Beneditti Guimarães, Natássia Alberici Anselmo, Paulo Eduardo Zerati Monteiro, Raphael Raphe