CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

RESULTADOS EXPERIMENTAIS INICIAIS EM IMUNODEPRESSAO COM EXTRATOS DE PLANTAS AMAZONICAS NO TRANSPLANTE CARDIACO HETEROTOPICO EXPERIMENTAL DE COELHOS

OBJETIVO

Avaliar dois extratos de plantas amazônicas obtidos em produção artesanal para a observação de seus potenciais efeitos imunodepressores. É sabido que muitas plantas amazônicas e seus extratos têm sido apontadas como portadoras de atividades imunodepressoras com possível ação em imunomodulação em transplantação. Com isso, espera-se seja possível encontrar imunossupressores que possuem menores efeitos colaterais e que tragam mais benefícios aos seus usuários.

MÉTODO

Obteve-se o extrato das espécies Pteridon pubescens e Uncaria tomentosa na farmacopeia amazônica na cidade de Manaus artesanalmente. Os extratos foram administrados via oral por gavagem 10ml MID desde o pré-operatório e mantidos indefinidamente até a cessação dos batimentos cardíacos ou óbito dos animais. Utilizou-se anestesia inalatória e venosa e o transplante cardíaco foi realizado heterotopicamente no abdome dos animais. Utilizou-se três grupos de 10 animais: Grupo I - controle; Grupo II - extrato de Pteridon pubescens e Grupo III - extrato de Uncaria tomentosa. Os animais foram observados no pós-operatório, pesados, verificado a presença de batimentos cardíacos e o estado clínico. Os corações explantados foram fixados em formol 10% incluídos em parafina e a procedeu-se à coloração com hematoxilina-eosina e estudo em microscopia óptica. Para estudo da rejeição utilizou-se os testes t de student e k quadrado. Os níveis de rejeição foram analisados com teste de Kruskall-Wallis. Adotou-se o nível de significância de 0,005.

RESULTADOS

Observou-se rejeição em todos os espécimes dos grupos tratados com extratos de Pteridon pubescens. O nível de rejeição prevalente foi o 2R conforme a classificação da rejeição da ISHLT. Os animais tratados com o extrato de Uncaria tomentosa (Grupo II) apresentaram 60% de rejeição (graus 2R e 3). Em quatro animais não se observou sinais de rejeição (40%).

CONCLUSÕES

Através dos estudos iniciais realizados, foi possível verificar que o extrato de Pteridon pubescens obtido de forma artesanal não apresenta atividade imunossupressiva. No entanto, há evidências iniciais que o extrato de Uncaria tomentosa possui atividade imunodepressora. Será necessário realizar estudos para verificar o nível de pureza dos extratos obtidos para verificar a real presença de atividade imunodepressora no extrato de Uncaria tomentosa.

PALAVRAS CHAVE

Imunodepressores; Extratos; Plantas Amazônicas; Pteridon pubescens; Uncaria tomentosa; Transplante cardíaco

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Danielle da Fonseca, Brenda Pereira Rodrigues, Heloisa Paiva da Silva Palombo, Brenda Gersanti Borba, Lidiege Terra Souza e Gomes, Karoline Pereira Reis Vieira de Carvalho, Camila Vieira de Carvalho Pereira Reis, João Batista Vieira de Carvalho