CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

RESULTADOS EXPERIMENTAIS DA SUBSTITUIÇAO VASCULAR COM NEOVASOS OBTIDOS DE SEGMENTOS DE DURA-MATER DE PORCOS

OBJETIVO

Estudar o comportamento de neovaso obtido da dura-máter de porcos na substituição de segmentos vasculares.

MÉTODO

Utilizou-se 20-vinte porcos machos com peso médio de 35 kg que foram submetidos a anestesia geral endovenosa, intubados e mantidos em ventilação mecânica.Dez (n=10) porcos foram utilizados como doadores. Através de craniotomia realizou-se a exposição da dura-máter sendo retirados de 10 x 10 cm quadrangulares que foram lavados com soro fisiológico e a seguir moldados para constitui um neovaso (substituto vascular) com emprego de sutura de prolene 50 contínua seguido de vedação com cianocrilato por envolvimento por segunda camada de tecido dural.Os porcos receptores (n=10) foram operados através de inguinotomia esquerda com incisão vertical e dissecção da artéria femoral superficial. Realizou-se heparinização com 1 ml de heparina solução Roche. Procedeu-se à arterectomia de 7,0 cm desta artéria após clampeamento vascular e a seguir implante do neovaso obtido de dura-máter com anastomose término-terminal com prolene 50 contínuo. Abertos os clampes observou-se durante 15 minutos a presença de pulsos e a ocorrência de trombose. Após este período realizou-se a inguinorrafia com nylon 30 pontos separados. Após 30 dias da cirurgia foram retirados os enxertos e submetidos a exame macroscópico para avaliação de complicações como deiscência, formação de pseudoaneurismas e endotelização. Os enxertos foram incluídos em parafina e corados com HE e examinado a microscopia óptica. Para análise estatística utilizou-se o teste t de Kruskall Wallis e t-Student ( valor de significância p ≤ 0,05).

RESULTADOS

Observou-se trombose em 30 % dos enxertos. Em 70 % dos enxertos observou-se a patência. Não se observou a formação de pseudoaneurismas. Não se observou gangrena e isquemia dos membros dos porcos operados com oclusão do enxerto e trombose. A análise anátomo-patológica não revelou a presença de endotelização em 10% dos enxertos examinados.A presença de esboço de neoíntima não endotelizada estava presente em 100% dos enxertos.

CONCLUSÕES

Apesar da alta prevalência de trombose, observou-se que 70 % dos enxertos encontravam-se patentes. Os segmentos de dura-máter constituindo neovasos podem representar uma opção para substituição arterial.

PALAVRAS CHAVE

SUBSTITUIÇÃO VASCULAR; NEOVASO ; DURA-MÁTER DE PORCO.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO - Minas Gerais - Brasil

Autores

FELIPE CARLUCCIO FALAVIGNA, BRENDA GERSANTI BORBA, VIVIANE IUNES DA SILVEIRA, GABRIELA FRANZIN RAVAZI, AMANDA CAMPOS DAMASCENO, KAROLINE PEREIRA REIS VIEIRA DE CARVALHO, CAMILA VIEIRA DE CARVALHO PEREIRA REIS, JOAO BATISTA VIEIRA DE CARVALHO