CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: DIVERTICULO DE MECKEL COMO CAUSA DE OBSTRUÇAO INTESTINAL EM PACIENTE IDOSO

INTRODUÇÃO

O divertículo de Meckel é uma má formação rara e assintomática na sua maioria, sendo muitas vezes achado de laparotomias ou necrópsias. É resultado do remanescente da porção proximal do conduto onfalomesentérico e em 90% dos casos ocorre nos noventa centímetros do íleo terminal. O diagnóstico geralmente é feito mediante a ocorrência de complicações relacionadas à presença do divertículo, como hemorragia, intussuscepção, obstrução, perfuração, diverticulite ou neoplasias. De acordo com a literatura, a incidência das complicações varia de 3 a 16% e diminui progressivamente com a idade, 3% aos 10 anos de idade e 0% aos 75 anos. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de complicação de Divertículo de Meckel em paciente idoso com diagnóstico realizado mediante abordagem cirúrgica.

RELATO DE CASO

Homem, 82 anos de idade, ingressou ao Pronto Socorro com queixa de distensão abdominal, vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes há três dias. Internado com hipótese diagnóstica de suboclusão intestinal. Foram iniciadas medidas clínicas e a sonda nasogástrica apresentou débito fecalóide. Indicada laparotomia exploradora, que evidenciou no intraoperatório grande distensão de alças de delgado e tumoração, de aspecto diverticular, estenosante em íleo terminal, distando cerca de sessenta centímetros da válvula íleo-cecal. Optado por enterectomia e anastomose primária término-lateral. Paciente apresentou melhora clínica, com boa evolução cirúrgica em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém faleceu nove dias após a abordagem cirúrgica por choque cardiogênico. O anatomopatológico da peça cirúrgica demonstrou divertículo de íleo.

DISCUSSÃO

Apesar de tratar-se da anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal, sua incidência varia de 0,2 a 4%. Desses, 4 a 6% apresentam complicações, as quais na sua maioria estão associadas a tecidos ectópicos. Os riscos de desenvolver sintomas incluem idade inferior a 50 anos, sexo masculino, tamanho maior que dois centímetros e presença de histologia anormal ou tecido ectópico (em geral, gástrico ou pancreático). Embora a complicação mais frequente em adultos seja a obstrução, raramente o divertículo de Meckel causa sintomas em pacientes idosos. Neste caso, o fato do paciente ter 82 anos de idade o torna um caso de exceção. O diagnóstico pré-operatório de divertículo de Meckel é difícil de ser feito, especialmente em pacientes idosos, devido à baixa disponibilidade de exames específicos, com os diagnósticos realizados no intra-operatório na sua maioria.
A mortalidade consequente às complicações do divertículo de Meckel aproxima-se de 6 a 7,5%, e as complicações pós-operatórias situam-se em torno de 11%. O presente trabalho demonstra um caso de complicação de divertículo de Meckel em paciente idoso com diagnóstico realizado mediante abordagem cirúrgica.

PALAVRAS CHAVE

Meckel, Divertículo, Obstrução intestinal

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital de Clinicas Dr Radamés Nardini - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA IGLEZIAS SACOMAN MARQUES, MAYRA ANDREA SEVERICH TORRICO, CARLOS EDUARDO CARVALHO SOUSA, THALLES RAPHAEL FERNANDES CHASSAGNEZ, TAYNARA ROBERTA GUERREIRO PAIVA, ANDERSON LUIS FERREIRA OLIVEIRA JUNIOR, ESAU FURINI FERREIRA BARROS, ALLISON TAKEO TSUGE