CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DIAFRAGMÁTICA TRAUMÁTICA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Hérnia diafragmática traumática(HDT) é a incursão torácica de estruturas normalmente intraperitoniais, após um evento traumático.Embora o diagnóstico possa ser difícil na fase aguda, a lesão diafragmática deve sempre ser investigada, uma vez que a progressão para a fase crônica está associada com complicações e aumento da mortalidade. Algumas lesões despercebidas podem apresentar sintomas latentes de obstrução intestinal e estrangulamento e até complicar com quadros de abdome agudo.Apesar do aumento da incidência de HDT, o diagnóstico é frequentemente perdido devido à falta de sintomas típicos e/ou devido a outras lesões graves, resultando em apresentação tardia da doença com o aumento da morbimortalidade. Pelos riscos de complicações imediatas e tardias, envolvidas no atraso do diagnóstico, a reparação cirúrgica está indicada precocemente. Relatamos o caso de um abdome agudo obstrutivo intratorácico por HDT não diagnosticada a mais de um ano após trauma automobilístico.

RELATO DE CASO

Homem de 35 anos, sofreu um acidente de carro em 2016. Foi realizado os exames de rotina do abdome agudo e uma tomografia computadorizada(TC) de TÓRAX e ABDOME, que não evidenciou nenhum achado na época.Em 2017 foi ao pronto socorro (PS) com crise álgica após alimentação. Realizou uma TC que evidenciou uma hérnia diafragmática não diagnosticada na época do acidente. Foi realizada uma toracotomia, sem intercorrências.

DISCUSSÃO

Apesar da melhora da acurácia dos métodos de imagem, 10% a 30% das lesões diafragmáticas não são diagnosticadas, mesmo quando utilizado exames de imagem de alta acurácia. Ainda que o diagnóstico possa ser difícil na fase aguda do trauma, lesões diafragmáticas devem ser sempre investigadas, uma vez que a evolução para a fase crônica está associada à presença de complicações e aumento da mortalidade.
É frequente no adulto com hérnia diafragmática encontrar queixas recorrentes e quando os sintomas se tornam progressivos em um episódio de dor e desconforto respiratório e/ou gastrointestinal, é muito provável que tenha ocorrido encarceramento de alguma víscera, podendo evoluir com um quadro de abdome agudo e em algumas situações até com instabilidade hemodinâmica.
A radiografia de tórax é o exame de primeira escolha para avaliação de lesão diafragmática traumática. A TC é uma ferramenta de diagnóstico confiável em casos com suspeita de HDT muito tempo após evento traumático.
O presente caso ilustra a ocorrência de uma HDT, diagnosticada um ano após o trauma. Com a progressão do quadro, o paciente evoluiu com abdome agudo de causa intratorácica, revertido após tratamento cirúrgico de urgência, com a abertura do colo herniário e o manejo das alças intestinais isquemiadas para cavidade abdominal.
No caso de hérnias diafragmáticas crônicas, a tendência geral é que se aborde a lesão através de toracotomia, sendo esta a nossa abordagem cirúrgica, pela maior facilidade de redução do conteúdo herniado sob visão direta, além da lise de aderências.

PALAVRAS CHAVE

Hérnia Diafragmática Traumática

Área

TÓRAX

Instituições

UNIFOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Celso José Cobianchi Filho, Ana Carolina de Carvalho Rocha, Bruno José Martini Santos, Natália Graciano Assis de Oliveira Andrade, Guilherme Henrique Novaes de Souza, Letícia Serra Lanza, Vitório Moscon Puntel, Ana Carolina Werneck Barros