CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

EFEITOS DA IMUNODEPRESSAO INDUZIDA COM UNCARIA TOMENTOSA E FK-506 EM TRANSPLANTE DE PELE HETEROLOGO DE COELHOS

OBJETIVO

Avaliar a ação da Uncaria tomentosa como imunodepressor em transplante de órgãos, de forma isolada ou em combinação com o FK506 na prevenção da rejeição ao transplante de pele heterólogo em coelho.

MÉTODO

Utilizou-se 40 coelhos da raça Nova Zelândia, sendo 20 doadores e 20 receptores submetidos a anestesia geral. Os animais receptores foram divididos em quatro grupos (n = 5): grupo I (controle) - animais não-imunodeprimidos; grupo II (imunodeprimidos com extrato de Uncaria tomentosa na dose de 5,0 mg/kg/dia); grupo III (imunodepressão com FK506 na dose de 5,0 mg/kg/dia); grupo IV (imunodeprimidos com extrato de Uncaria tomentosa na dose de 5,0 mg/kg/dia associado ao FK506 na dose de 5,0 mg/kg/dia). Foram realizados transplantes de pele heterólogos de 5,0 X 5,0 cm no dorso dos animais. Os medicamentos foram administrados através de cateter orogástrico, a partir do dia anterior ao transplante.

RESULTADOS

Observou-se uma maior sobrevida do enxerto cutâneo nos grupos II, III e IV, sem diferença estatística significativa entre eles.

CONCLUSÕES

Os resultados sugerem que o extrato de Uncaria tomentosa apresenta atividade imunodepressora de forma isolada ou associada ao FK506.

PALAVRAS CHAVE

Uncaria tomentosa; FK506; imunodepressor; transplante.

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

Christiane Sayuri Cardoso Tanisue, Alex Silva Almeida, Igor Costa Gomes, Wesley Blanco Mota, Lívia Maria Carvalho de Lima, Karoline Pereira Reis Vieira de Carvalho, Camila Vieira de Carvalho Pereira Reis, João Batista Vieira de Carvalho