CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO DE TUBERCULOSE MILIAR SIMULANDO NEOPLASIA ABDOMINAL AVANÇADA

INTRODUÇÃO

John Jacob Manget usou pela primeira vez em 1700 o termo “miliar” para descrever leões pulmonares semelhantes aos de grãos de milho. Hoje em dia, tuberculose miliar (TM) é toda situação de doença progressiva com disseminação hematogênica do Mycobacterium tuberculosis para os pulmões e outros órgãos, mesmo que os achados anatomopatológicos (AP) ou radiológicos estejam ausentes. O abdome é o foco extrapulmonar mais comum. Pode ser confundida com diversas doenças, como: doença intestinal inflamatória, doenças infecciosas ou neoplasias. Este trabalho objetiva relatar um caso de TM abdominal simulando neoplasia avançada.

RELATO DE CASO

Mulher, 28 anos, ingressa ao Hospital Nardini com dor torácica de cerca de 3 meses, dispneia, dor abdominal tipo cólica difusa, perda de peso, e sudorese noturna. Feita toracocentese, os critérios de Light apontaram para exsudato; ADA e BAAR negativos. Pesquisa de Bacilo de Koch no escarro negativa. A paciente evoluiu com piora progressiva, aumento do derrame pleural e ascite. A tomografia computadorizada de abdome mostrava um espessamento de peritônio, sugestivo de carcinomatose. Optou-se por biópsia do peritônio via laparoscópica, que foi convertida para laparotômica por lesão inadvertida da parede gástrica. No intraoperatório evidenciou-se o espessamento peritoneal previamente visto, edema e aderências de alças. No pós operatório a paciente evoluiu com abdome agudo perfurativo e sepse. Submetida à nova laparotomia exploradora, que mostrou peritonite encapsulante, “omental cake” recobrindo alças intestinais, com aderências à parede abdominal, perfuração em íleo distal, deiscência de sutura prévia gástrica, lesões sugestivas de implantes metastáticos por todo o abdome, ovários endurecidos e esbranquiçados. A opção foi omentectomia, ressecção e rafia gástrica, enterectomia, ileostomia, lise de aderências, salpingooforectomia direita e drenagem de cavidade abdominal. O AP indicou processo inflamatório granulomatoso com necrose, sem malignidade. ADA positivo no líquido ascítico.

DISCUSSÃO

A TM tem maior risco potencial de morte, pois um grande número de bactérias se desloca pelo sangue e se dissemina pelo corpo. Os sintomas são variados, podendo existir comprometimento do estado geral e sintomas associados ao tipo de complicação e localização da doença. Perda ponderal, sudorese noturna e febre são achados comuns. A principal alteração no exame abdominal é a dor. O diagnóstico pré-operatório é difícil e raro, e só poderá ser confirmado pela demonstração histológica de BAAR na lesão, embora seja negativo na maioria dos casos. Presença de necrose caseosa assume um diagnóstico de presunção. Geralmente, no intraoperatório a hipótese diagnóstica é de neoplasia. Neste caso, foi cogitada a hipótese de neoplasia maligna avançada e o diagnóstico de TM só foi obtido após AP e ADA positivos. Este trabalho relata um caso de TM diagnosticado por resultado de biópsia, já que a clínica e a aparência das lesões eram inespecíficas.

PALAVRAS CHAVE

Tuberculose, Neoplasia

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini - São Paulo - Brasil

Autores

Mayra Andrea Severich Torrico, Fernanda Iglezias Sacoman Marques, Thalles Raphael Fernandes Chassagnez, Carlos Eduardo Carvalho Sousa, Taynara Roberta Guerreiro Paiva, Anderson Luis Ferreira Oliveira Junior, Alejandro Delfos Hermoza, Allison Takeo Tsuge