CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: VOLUMOSO SCHWANNOMA EM REGIAO PELVICA

INTRODUÇÃO

O Schwannoma é um tumor benigno que tem origem em células de Schwann derivadas da crista neural. Geralmente causam sintomas locais por compressão dos nervos envolvidos ou de estruturas adjacentes. A maior parte dos Schwannomas surge no ângulo pontocerebelar, quando extradurais são mais encontrados associados a grandes troncos nervosos. Dos Schwannomas extracranianos, aproximadamente 25% a 45% ocorrem na região de cabeça e pescoço, sendo os Schwannomas espinhais incomuns e menos de 5% desses são pré-sacrais ou sacrais.
Este trabalho tem como objetivo relatar o caso de paciente com volumoso Schwannoma em região pélvica conduzido pelo serviço de Cirurgia Geral de um hospital de grande porte de Belo Horizonte, assim como apresentar revisão de literatura sobre o diagnóstico e tratamento desta patologia.

RELATO DE CASO

Trata-se de paciente do sexo masculino, 27 anos, previamente hígido, admitido com quadro de dor em região hipogástrica e polaciúria iniciada há cerca de 10 meses, sendo realizada propedêutica com exame de imagem evidenciando lesão em topografia pélvica. Em tomografia notava-se, em topografia pré-sacral, lesão expansiva de aspecto encapsulado, sólida, de limites definidos e contorno regulares, arredondada, condicionando compressão às estruturas adjacentes, deslocando a bexiga, a próstata e o reto, mas sem sinal de invasão, medindo 10,2x11,3x9,1cm, volume 545,4 cm3, com hipótese diagnóstica de Schwannoma.
O paciente foi submetido à Laparotomia exploradora com exérese de toda a lesão em região pélvica, ato bem tolerado e sem intercorrências. Apresentou boa evolução pós-operatória em enfermaria, tendo alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório. O anatomopatológico e a imunohistoquímica confirmaram o diagnóstico de Schwannoma. O paciente manteve acompanhamento ambulatorial após a cirurgia e seis meses após o procedimento encontrava-se assintomático, com resolução completa das queixas álgicas e urinárias.

DISCISSÃO

O relato deste caso se justifica pelo fato do Schwannoma em região pré-sacral ser uma entidade rara. O tratamento mais adequado dos Schwannomas é a ressecção completa, geralmente por laparotomia. No caso relatado, a ressecção radical do tumor por laparotomia foi utilizada devido à presença de uma lesão neoplásica retroperitoneal de diagnóstico patológico desconhecido, a fim de garantir o tratamento ideal e a sobrevida do paciente. Em relação aos desfechos cirúrgicos, o sangramento é uma complicação intra-operatória grave, de alto risco devido à relação anatômica do tumor com grandes vasos da região pélvica. Algumas complicações pós-operatórias, como parestesia, fraqueza, dor lombar e nos membros, estão relacionadas ao traumatismo em fibras nervosas. No entanto, embora as tentativas de completa ressecção da lesão estejam associadas a maior taxa de complicações, é aconselhável a total exérese do tumor com margens negativas. No caso relatado, paciente apresentou desfecho favorável, sem registro de complicações.

PALAVRAS CHAVES

Schwannoma, tumor pélvico, tumor sacral

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Complexo Hospitalar São Francisco de Assis - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCELO GOMES GIRUNDI, MARCOS ROS ZAMBELLI ALMEIDA, IGOR DOMINICK MICHALICK, VANESSA ALINE MIRANDA VIEIRA, JULIANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA, CRISTIANO DE FREITAS NIQUINE