CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RESULTADO TARDIO DO BLOQUEIO INGUINAL DE REPETICAO E DA NEURECTOMIA TRIPLA NO TRATAMENTO DA DOR INGUINAL CRONICA

OBJETIVO

Este estudo compara o resultado tardio da infiltração na emergência e trajeto dos nervos da região inguinal, bloqueio inguinal de repeticao (BIR) e a neurectomia tripla (NT) para o tratamento da inguinodinia crônica após a hernioplastia inguinal num periodo superior ha 48 meses . A incidencia de inguinadinia cronica pos correcao de hernia inguinal gira em torno de 11% situação esta ,bastante limitante seu tratamento ainda é um grande desafio e por vezes muito longo.

MÉTODO

Analise retrospectiva dos resultados dos pacientes com dor crônica de jan/2011 - jun/16 submetidos ha NT e BIR ,tratados no serviço . Foram 32 pacientes tratados com dor em região inguinal pós hernioplastia aberta destes 26 com seguimento superior ha 48 meses que conseguimos avaliar, sendo estudado tipo de tratamento , melhora da dor , recidiva , novo tratamento e tempo ate recidiva .

RESULTADOS

Dos pacientes estudados 18 nao apresentava, queixa alguma ( 15 NT e 3 BIR) , dos 8 que apresentavam dor 7 BIR e 1 NT . O VAS basal foi semelhante e o tempo de recidiva da dor foi de 12 meses para BIR e 4 para NT. Todas recidivas foram tratadas com NT e na recidiva da neurectomia achamos que houve seccao incompleta dos nervos sendo considerado falha na tecnica

CONCLUSÕES

A neurectomia parece ser mais eficaz do que a BIR tardiamente no tratamento da inguinodinia crônica . A BIR se mostra ,apesar da recidivaa superior a da NT, como uma possivel alternativa inicial e se necessario avancancamos para neurectomia.

PALAVRAS CHAVE

inguinodinia , neurectomia

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Centro de Cirurgia da Hérnia - São Paulo - Brasil

Autores

Heitor Fernando Xediek Consani, Paula Alguz Xavier, Giuliano Frediani Tasca Okamoto, Andre Luis Bettiati Junior, Mateus Calixto Colturato, Tales Barione Reginaldo, Vitor Lopes Hernandes, Yasmine Henriques Figueiredo Rebecchi