CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ENUCLEAÇAO DE INSULINOMA DE PANCREAS POR VIA ROBOTICA

INTRODUÇÃO

O insulinoma de pâncreas é um tumor neuroendócrino funcionante raro, de baixa malignidade que cursa com hipoglicemias severas, podendo cursar inclusive com convulsões. Seu diagnóstico é clínico, através da Tríade de Whipple e seu tratamento é eminentemente cirúrgico.
São tumores geralmente pequenos, abaixo de 2,0 cm, vascularizados e por se tratar de doença benigna, o tratamento envolve o conceito de cirurgias de preservação de parênquima pancreático. Dependendo da localização do tumor, cefálico ou corpo-caudal e sua proximidade com o ducto pancreático principal, pode-se realizar a enucleação da lesão.
Neste contexto, em doentes obesos, fator presente em até 36% dos casos, a cirurgia robótica pode apresentar vantagens em relação à cirurgia minimamente invasiva laparoscópica convencional no intuito de evitar-se pancreatectomias maiores.

RELATO DE CASO

Trata-se de MT, 58a, com diagnóstico clínico com 2 meses de sintomas de hipoglicemia e polifagia com ganho de 20,0 kg em 1 ano, laboratorial (pró-insulina: 400; peptídeo-C: 5,42, CEA e Ca19-9 normais) e radiológico (exame de Ressonância Magnética em anexo) de insulinoma de 1,9x2,0 cm de colo pancreático distando 0,5cm do ducto pancreático principal. Peso habitual=80kg, Peso atual=100kg , Altura=1,74m , IMC=33 kg/m2

Foi submetido à enucleação por via robótica sem lesão do canal pancreático principal, assoalho da lesão, com utilização de 4 portais e uso de afastador articulado laparoscópico, ultrassonografia laparoscópica transoperatória e drenagem da cavidade. Tempo cirúrgico de 2h e 15min.(vídeo anexo). Anátomo-patológico de congelação durante a cirurgia de TNE com margens livres e ausência de malignidade.
Apresentou boa evolução com fístula pancreática Grau A e normalização da glicemia.
Anátomo-patológico com Imuno-histoquímica positivo para insulinoma pancreático

DISCUSSÃO

Em trabalho retrospectivo, Beth Israel Deaconess Medical Center, foram avaliados 5 ressecções de tumores pancreáticos benignos de janeiro 2014 -2017 . Nos resultados, os Insulinomas foram os mais comuns candidatos à enucleação.Tumores menores de 2,0 cm foram 80% benignos ( diâmetro médio 1,3 variando 0,9 a 1,7). O tempo médio de cirurgia: 204 mins (variando de 137 a 347) com sangramento estimado 50ml.
A enucleação robótica é factível com tempo de cirurgia reduzido e com resultados clínicos e anátomo-patológicos semelhantes à via convencional. Nos casos de lesões próximas ao ducto pancreático principal, devido à visão tridimensional e maior delicadeza do material e sutileza de movimentos, a cirurgia robótica pode oferecer vantagens técnicas na realização do procedimento.

PALAVRAS CHAVE

insulinoma de pâncreas, enucleação, cirurgia robótica.

Área

ROBÓTICA

Instituições

Santa Casa de São Paulo/ Rede D'OR ITAIM - São Paulo - Brasil

Autores

André de Moricz, Fabiana Orozco Correa, Fabio Thuler