CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

DOENÇA HEMORROIDARIA ASSOCIADA A ANEMIA SEVERA COM NECESSIDADE DE HEMOTRANSFUSAO

INTRODUÇÃO

A doença hemorroidária (DH) é uma importante causa de hemorragia digestiva baixa e muitas vezes requer tratamento de urgência. A presença de mamilos hemorroidários de maior magnitude (graus III e IV) pode levar a grande perda sanguínea, com a instalação de anemia severa. Deste modo, justificamos o relato desta complicação rara em uma patologia prevalente.

RELATO DE CASO

Paciente R.C.S., 33 anos, sexo masculino, procurou Pronto Atendimento relatando lipotimia, dor anal e palidez cutânea nas últimas horas. Referia evacuações com sangue vivo, há 2 anos, com piora nos últimos 15 dias e anemia crônica. Fazia acompanhamento prévio em serviço secundário, onde foi submetido à endoscopia digestiva alta (EDA) e colonoscopia normais, sendo então o sangramento hemorroidário considerado causa da anemia. Alterações encontradas no exame físico: palidez cutânea. Ao exame proctológico: presença de quatro mamilos hemorroidários, às 3, 6, 9 e 12 horas, sem sinais de trombose hemorroidária e sangramento ativo. Exames laboratoriais: hemoglobina (HB) de 8,0 g/dl, hematócrito de 24,5%, VCM de 72,79 fl, HCM de 23,90 pg e CHCM de 32,83 g/dl, configurando assim a anemia severa.
Justificou-se a internação do paciente, por necessidade de transfusão de 2 bolsas de concentrado de hemácias. Posteriormente foi solicitada avaliação da equipe de Cirurgia Geral, que optou por realizar hemorroidectomia pela técnica de Milligan-Morgan, para correção da patologia orificial. A cirurgia foi realizada com sucesso e sem intercorrências. O paciente apresentou uma boa evolução; os exames laboratoriais foram repetidos sem alterações, mantendo níveis satisfatórios de HB.

DISCUSSÃO

A DH ocorre quando se tem a dilatação varicosa das veias anorretais submucosas devido à pressão venosa persistentemente elevada no plexo hemorroidário. O sangramento pode ocorrer desde os primeiros estágios da DH, mas, torna-se mais importante a partir do III grau, podendo levar a anemia se repetitivo e/ou abundante.
A principal causa de anemia em homens adultos e mulheres menopausadas é sangramento, principalmente originado no trato gastrintestinal. Portanto, esses pacientes, devem ser investigados com EDA e colonoscopia para elucidação diagnóstica, como feito no caso aqui relatado. Se nenhuma outra causa de sangramento for identificada, o tratamento cirúrgico da DH deve ser realizado. Um rápido aumento da concentração de HB pode ser esperado dentro de dois meses, normalizando-se em torno de seis meses após a cirurgia.
Apesar da correlação com a anemia, a DH foi raramente relatada como fonte de sangramento gastrointestinal com necessidade de transfusão.
Conclui-se com este relato a necessidade de intervenção cirúrgica precoce em pacientes com quadro de DH grau III e IV associado a anemia refratária, visando prevenção de anemia grave. A intervenção precoce reduz os índices de morbimortalidade, promovendo melhora da qualidade de vida e resolução clínica.

PALAVRAS CHAVE

Doença Hemorroidária, Hemorragia Digestiva Baixa,Transfusão

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Centro Universitário Municipal de Franca - São Paulo - Brasil

Autores

Rafaella Gregori Perduca, Thiago Alves Hungaro, Ana Carolina Zanin Sacoman Kurihara, Vinícius Eduardo Jóia Peres, Bárbara Lima Andrade, Vinicius Valente Mellini, Sebastião Osmar Lourenço Neto, Ana Maria Golçalves Oliveira