CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA TERAPIA BIOLOGICA COM ANTI-TNF-Α NA MUCOSA COLICA DE RATOS SUBMETIDOS A DERIVAÇAO INTESTINAL

OBJETIVO

Colite de exclusão (CE) caracteriza-se como doença em que há desenvolvimento de processo inflamatório crônico na mucosa do intestino desprovido de trânsito fecal. A deficiência de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) na luz intestinal relaciona-se ao surgimento da CE modificando o metabolismo energético das células da mucosa cólica, o que leva à formação de espécies reativas de oxigênio (EROs) que destrõem os mecanismos de defesa da barreira epitelial cólica, representados nesse estudo por proteínas do complexo de adesão intercelular (como a E-caderina). A ruptura dessas linhas de defesa permite a invasão da camada submucosa por bactérias e antígenos existentes na luz intestinal, deflagrando a resposta inflamatória que caracteriza a doença. Estudos anteriores realizados dentro dessa linha de pesquisa, mostraram que, no cólon excluso, existe atrofia e perda epitelial, abscesso de criptas, infiltrado inflamatório e redução do conteúdo de E-caderina, favorecendo o desenvolvimento da CE. Também demonstraram que o uso de algumas substâncias antioxidantes impede que ocorram tais alterações. Contudo, nenhum estudo avaliou as alterações histológicas do cólon derivado submetido à terapia com anti-TNF-α. Logo, o objetivo é a avaliação dos efeitos do Infliximab® nas alterações estruturais, no processo inflamatório e em proteína de adesão intercelular na CE.

MÉTODO

22 ratos Wistar foram submetidos à colostomia proximal e fístula mucosa distal. Assim permaneceram por 12 semanas para indução da CE. Findo este prazo, foram divididos em três grupos experimentais submetidos à aplicação subcutânea semanal de: soro fisiológico 0,9% e infliximab nas doses de 5mg e 10mg/kg/semana. Após 5 semanas de intervenção, os animais foram eutanasiados e os segmentos cólicos providos e desprovidos de trânsito fecal foram removidos e posteriormente processados para emblocamento em parafina, microtomia, coloração histoquímica e montagem das lâminas para avaliação do escore inflamatório e análises em morfometria computadorizada.

RESULTADOS

Observando as amostras teciduais dos espécimes, constatou-se que os ratos submetidos a terapia biológica com anti-TNF-α (Infliximab), quando comparados aos tratados com NaCl 0,9%, demonstraram significantemente menos sinais de processo inflamatório na mucosa submetida a derivação do trânsito. Dentre os tratados com o Infliximab, a posologia de 10mg/kg/sem apresentou um prognóstico ainda melhor no tratamento da colite, em relação a dose de 5mg/kg/sem. Confirmando a constatação macroscópica, a mensuração do conteúdo da proteína E-caderina demonstrou que a integridade epitelial foi preservada proporcionalmente à redução da atividade inflamatória.

CONCLUSÕES

Após a análise dos dados obtidos nos cortes histológicos, pôde-se comprovar a eficácia do Infliximab em intestinos exclusos de ratos devido ao aumento do conteúdo da proteína E-caderina e à redução do escore inflamatório, constatando seu potencial terapêutico na CE.

PALAVRAS CHAVE

doença inflamatória intestinal, colite de exclusão, E-caderina

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Ronaldo Parissi Buainain, Eduardo Felipe Kim Goto, Carlos Augusto Real Martinez, Paula Cristina Steffen Novelli, Danilo Toshio Kanno, Isabella Gonçalvez Carpanetti, Letícia Delsin Mizael, Bruna Zini Paula Freitas