CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

MUCOCELE DE APENDICE ASSOCIADO A NEOPLASIA INTRAEPITELIAL

INTRODUÇÃO

A Mucocele do apêndice (MA) é uma rara doença encontrada em 0,2 a 0,3% das apendicectomias, foi definida inicialmente por Rokitansky em 1842 e é causada pelo acúmulo de substância mucinosa dentro da luz deste órgão. Pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a patologia de origem, sendo que os tipos I e II são processos patológicos benignos, o tipo III um tipo de transição e ainda o tipo IV considerado uma neoplasia maligna. O caso descrito trata-se de um tipo III com a sua mais temida complicação, o pseudomixoma peritoneal.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 47 anos, pardo, há 3 meses com dor recorrente no andar inferior do abdome que não interferia suas atividades rotineiras. Não apresentou febre, alteração do habito intestinal, vômitos, queixas urinárias ou sensação de massa palpável. Relatava perda de 7 kg nos últimos 30 dias. Nos 3 dias antecedentes à cirurgia apresentou dor intensa e progressiva em fossa ilíaca direita, negava febre, vômitos e hiporexia. Não fazia uso de medicações nem relatava comorbidades ou história familiar relevantes.
Ao exame físico apresentava-se em bom estado geral, pouco descorado e hidratado. Não havia alterações no aparelho respiratório ou cardiovascular. Ao exame do abdome notava-se abdome globoso, ruídos hidroaéreos aumentados e dor intensa a palpação do quadrante inferior direito com sinal de Blumberg positivo. Não observou-se massas palpáveis ou visceromegalias. A tomografia de abdome mostrou no flanco direito imagem hipodensa medindo 8,5 x 7,8 x 5,2 cm que não se impregnava pelo meio contraste, localizado inferiormente ao ceco. Presença de líquido livre na pelve e no fundo de saco posterior, como também densificação da gordura mesentérica no mesogástrio, sendo interrogado a hipótese de mucocele rota de apêndice cecal.
Submetido a apendicectomia por incisão de McBurney com achados intraoperatórios de pseudomixoma livre em cavidade peritoneal e apêndice cecal roto. Realizado apendicectomia, mucocelectomia com abundante lavagem peritoneal além de linfadenectomia. O achado anatomopatológico foi de neoplasia intraepitelial mucinosa com displasia de baixo grau e mesoapêndice congesto. Margens cirúrgicas livres.

DISCUSSÃO

A literatura atual tem como consenso a indicação de hemicolectomia direita no diagnóstico pré-operatório de MA roto, porém no caso descrito, não foi evidenciado qualquer sinal macroscópico de malignidade durante o ato operatório, optando-se apenas pela apendicectomia associado a mucocelectomia. Após o resultado do anatomopatológico, constatando que a neoplasia é intraepitelial com margens cirúrgicas livres, o paciente foi considerado curado. É importante lembrar que a abordagem laparoscópica da MA é contraindicada nos casos com apêndice íntegro pelo risco de rotura e nos casos de apêndice roto devido ao risco de disseminação peritoneal de implantes neoplásicos.

PALAVRAS CHAVE

MUCOCELE APENDICE NEOPLASIA INTRAEPITELIAL

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL IRMÃOS PENTEADO - São Paulo - Brasil

Autores

LUCAS JOSE GALVANI, CARLOS EDUARDO SOARES SOUZA LIMA, HENRIQUE ARAUJO KALBERMATTER, TAYSSA PACHECO BRANDÃO, CAIO COSTA MATTOS