CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: TRATAMENTO CIRURGICO DA OBESIDADE EM PACIENTE COM PANCREAS ECTOPICO EM ANTRO GASTRICO

INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, considerada um grande problema para a saúde pública. A cirurgia bariátrica tem como principal objetivo a redução global de risco para o paciente, podendo em alguns casos ser aplicada para tratamento concomitante de patologias gástricas que demandam sua ressecção. O pâncreas ectópico é malformação congênita rara e, usualmente, assintomática. A maioria é achado incidentalmente, sendo clinicamente evidentes quando complicados, como no caso relatado em que a paciente apresentou hematêmese devido ectopia pancreática sangrante em antro gástrico.

RELATO DE CASO

Trata-se de paciente do sexo feminino com obesidade refratária a tratamento clínico. Paciente desconhecia a patologia de pâncreas ectópico, sendo diagnosticada apenas quando apresentou hematêmese como complicação. Inicialmente foi admitida em unidade de pronto socorro em hospital de Belo Horizonte, onde foi tentado contensão do sangramento via endoscopia sem sucesso. Após estabilização do quadro, foi transferida para outro hospital, onde optou-se em conjunto com paciente, familiares e equipe multidisciplinar, pela gastroplastia vertical redutora convencional, pois tal técnica neste caso permitiria não somente o tratamento da obesidade, mas também da ectopia pancreática em antro gástrico.
A paciente, que pesava 103 quilos, IMC 37.8, foi acolhida por uma equipe multidisciplinar e progrediu com boa evolução no pós-operatório, cessando o quadro de hematêmese e as demais queixas associadas ao pâncreas ectópico, como dispepsia e dor epigástrica. Nos primeiros dezoito meses de pós operatório, teve perda de 42 quilos, passando para um IMC de 22,4 que se mantém até a presente data, permanecendo em acompanhamento por equipe multidisciplinar.

DISCUSSÃO

O relato de caso traz à luz a discussão da terapêutica de uma complexa doença que é a obesidade, agregada às diversas comorbidades. Apesar de rara, a ectopia pancreática deve ser tida em conta no diagnóstico diferencial de situações de hematêmese. Sendo difícil o diagnóstico pré-operatório, muitas vezes a cirurgia de ressecção e exame histológico são passos fundamentais para o estabelecimento diagnóstico desta condição.
A gastroplastia redutora quando bem executada e em pacientes adequadamente selecionados é capaz de obter resultados satisfatórios e duradouros no que diz respeito ao alívio dos sintomas e na melhora da qualidade de vida.

PALAVRAS CHAVE

Obesidade, gastroplastia, cirurgia bariátrica, pâncreas ectópico

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Complexo Hospitalar São Francisco de Assis - Minas Gerais - Brasil

Autores

MARCOS ROS ZAMBELLI ALMEIDA, VANESSA ALINE MIRANDA VIEIRA, JULIANA CRISTINA DE OLIVEIRA LIMA, CHRISTIAN ESTEBAN ASTUDILLO VALLEJO, CRISTIANO DE FREITAS NIQUINE, JAIRO SEBASTIAN ASTUDILLO VALLEJO, DIANDRA MARCELA KARPINSKI, LUCIANA CARVALHO HORTA