CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CISTO DE OVARIO EM CRIANÇA DE 1 ANO – RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

Os tumores de ovários são raros na faixa etária infantil, correspondendo a 1-2% do total de tumores em menores de 15 anos. Cerca de 80% são benignos e de predominância funcional, denominados cistos foliculares. O objetivo deste relato é apresentar caso cisto de ovário de 1200g em criança de 1 ano e 1 mês atendida no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo da SPDM.

RELATO DE CASO

Feminino, 1 ano e 1 mês de idade, 15kg admitida com quadro de dor abdominal e constipação há 3 dias, associada a distensão e massa abdominal volumosa. Sem antecedentes pré e pós-natais. USG de abdome evidenciou massa cística de conteúdo anecóico estendendo-se da região pélvica até região epigástrica medindo 153 x 110 x 134mm volume 1169ml. Laboratório hemoglobina 8,5; hematócrito 30,5; leucócitos 5.500 sem desvio; plaquetas 368.000; desidrogenase lática 315; gonadotrofina coriônica < 1,2; CA 125 29,9; CA 19.9 9,1, Alfa Fetoproteína 3,04. Indicada cirurgia com hipótese de cisto de ovário e cisto mesentérico. Procedido com laparotomia exploradora que evidenciou volumoso tumor ovariano direito com hemorragia intratumoral com duas torções anti-horária do pedículo optado por anexectomia direita. Paciente recebeu alta hospitalar no terceiro pós-operatório. Anátomo patológico de Cisto Folicular Simples com edema e foco de isquemia. Atualmente segue em acompanhamento com cirurgia pediátrica e endócrino pediatria.

DISCUSSÃO

Sabe-se que, o início da formação dos folículos ovarianos se dá desde as últimas semanas da gestação até à menopausa, sendo o ovário pré púbere, um órgão em constante remodelação. Cistos maiores que 2cm geralmente se associam a distúrbios foliculares, como atresia folicular, dado a hiperestimulação ovariana secundária à instabilidade do eixo hipotálamo-hipófise. As massas ovarianas nesta faixa etária podem ser assintomáticas, associadas a sintomas intestinais ou vesicais crônicos relacionados à pressão ou podem causar dor aguda devido à ruptura ou torção com no caso relatado. Ao ultrassom podemos encontrar massas simples ou complexas, ou ainda, como imagens císticas. Os cistos de ovário apresentam imagens anecóicas com paredes finas e sua torção provoca debris fluidos e septações. A tomografia computadorizada é utilizada para investigação de metástases em linfonodos ou à distância, bem como para definição de extensão do tumor e recidivas. O tratamento ouro para os tumores de ovário é cirúrgico, devendo ser conservador para neoplasias benignas. A preferência é sobre tumorectomia e ooforectomia parcial, com a finalidade de preservação do tecido reprodutivo e endócrino.

PALAVRAS CHAVE

cisto ovário; cisto de ovário em criança; torção de anexo

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Megumi Maciel Arie, Rafaella Henriques Cavalcanti Torres de Melo, Poliana de Paula Vieira Borges dos Reis Soares, Beatriz Turquiai Luca Blasio, Victor Augusto Ezequiel da Silva, Thais Cristine da Silva Lagrimante, Rayanne Gonçalves dos Santos, Bernadete de Lourdes Banzato