CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

PNEUMOTORAX BILATERAL POS ACUPUNTURA – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Pneumotórax significa presença de ar na cavidade pleural. A etiologia divide-se em espontâneo e adquirido, e dentro deste último grupo, em traumático e iatrogênico. Nosso trabalho revisa o caso de um paciente com pneumotórax bilateral, após ser submetido a acupuntura. A acupuntura é um procedimento considerado seguro e com poucas complicações relatadas na literatura, principalmente graves, como neste caso.

RELATO DE CASO

W.R.S., sexo masculino, 23 anos, previamente hígido, iniciou com dor torácica súbita bilateral de forte intensidade, e dor ventilatório dependente. Tinha realizado sessão de acupuntura, para tratamento de lombalgia, no mesmo dia, algumas horas antes. Ao exame apresentava-se taquipneico, em posição antálgica, e com ausência de murmúrios vesiculares em ápices pulmonares. O raio X de tórax evidenciou pneumotórax bilateral de tamanhos moderados. Procedeu-se com a drenagem pleural bilateral, em selo d’água, tendo o paciente permanecido 2 dias com os drenos, até reexpansão pulmonar adequada e ausência de escape aéreo nos drenos. O paciente teve alta hospitalar após 3 dias, sem complicações pós-operatórias.

DISCUSSÃO

O pneumotórax iatrogênico é secundário a algum procedimento médico invasivo. A acupuntura é causa rara dessa condição, e ainda mais raro é o acometimento bilateral. Tratamentos por acupuntura são bastante conhecidos e comuns, sendo considerados procedimentos seguros e sem complicações, e consistem na inserção de agulhas de 15 a 50 mm de comprimento através da pele, com profundidade variando de milímetros a centímetros, para atingir exclusivamente planos musculoesqueléticos, porém em alguns casos, penetrando além do limite planejado, e atingindo pleura, pericárdio, nervos e vasos, podendo ter desfechos graves ou fatais, como por exemplo, um pneumotórax ou um tamponamento cardíaco.O diagnóstico do pneumotórax é baseado na história e exame físico, e confirmado com a utilização de métodos de imagem, onde geralmente a radiografia simples do tórax já é confirmatória, visualizando ar entre a parede torácica e a pleura visceral. Também pode-se utilizar a radiografia com incidência lateral e a tomografia computadorizada. O tratamento depende do tamanho do pneumotórax, condições clínicas do paciente, e presença de doenças associadas. No caso revisado, procedeu-se inicialmente com drenagem pleural, pelo tamanho do pneumotórax, e pela clínica exuberante do paciente. O pneumotórax é uma condição frequente na prática médica, porém dentre as condições iatrogênicas revisadas na literatura, a acupuntura é uma causa rara. Apesar de ser um procedimento dito seguro, tem-se que ficar atento as possíveis complicações, como em todos os procedimentos invasivos.

PALAVRAS CHAVE

Pneumotórax; acupuntura

Área

TÓRAX

Instituições

Hospital Militar de Área de Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Marina Bertuol, Eduardo Barcellos Fumegalli, Paula Netto Jaccottet