CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

LIPOENXERTIA PARA TRATAMENTO DE SINDROME DE PARRY ROMBERG – ESTUDO DE CASO

INTRODUÇÃO

A síndrome de Parry-Romberg (SPR) ou hemiatrofia facial progressiva idiopática é uma doença rara, de etiologia não esclarecida, degenerativa que se caracteriza classicamente pela lenta e progressiva atrofia de somente um lado da face, podendo afetar todos os tecidos , causando desvio da boca e nariz para o lado da lesão. A doença costuma aparecer na primeira ou segunda década de vida, tem um período de evolução até a estabilização e o paciente fica extremamente estigmatizado desde a infância e juventude. A doença não possui tratamento específico que impeça sua progressão. Uma das abordagens usadas como tratamento é a lipoenxertia de face que visa tentar devolver o máximo da simetria facial dos pacientes acometidos, assim como sua autoestima, e vêm mostrando bons resultados com mínimas reações pós-operatórias. Descreveremos dois casos de lipoenxertia de face em pacientes portadoras de SPR realizadas no serviço.

RELATO DE CASO

Caso 1: Paciente feminina, 43 anos, manifestações de SPR aos 5 anos, sem outras comorbidades, realizou três lipoenxertias anteriores, aos 18, 39 e 41 anos. Ao exame apresenta acentuada atrofia de hemiface esquerda com perda de subcutâneo e musculatura, principalmente, e desvio de boca e nariz para o lado da lesão. Realizada nova lipoenxertia, com gordura de região abdominal, em região frontal, temporal, de arco mandibular, zigomática e lábios, totalizando 78ml. Pós-operatório com resultado satisfatório pela avalição da paciente e da equipe cirúrgica.
Caso 2: Paciente feminina, 14 anos, início da hemiatrofia aos 3 anos, sem outras comorbidades, sem tratamento prévio com lipoenxertia. Ao exame apresenta moderada atrofia de hemiface direita com perda de subcutâneo, principalmente, e desvio leve de boca e nariz para o lado da lesão. Realizada primeira lipoenxertia, com gordura de região abdominal, em região frontal, temporal, de arco mandibular, zigomática e lábios, totalizando 90ml. Pós-operatório com resultado satisfatório pela avaliação da paciente e da equipe cirúrgica.

DISCUSSÃO

A lipoenxertia de face visa a restauração dos contornos faciais perdidos ao longo da evolução da doença. A menor atrofia presente no pré-operatório determina a obtenção de melhores resultados. O tratamento cirúrgico não tem idade mínima para realização estabelecida em literatura, o tempo ideal é quando há estabilização da doença. O enxerto autólogo oferece menor risco de rejeição tecidual e, portanto, menor reação inflamatória local e sistêmica, sendo a melhor opção para tratamento na SPR. Para obter melhores resultados são necessárias de 3 a 5 sessões de lipoenxertia, porém mesmo no primeiro procedimento já é perceptível o melhor contorno facial e a satisfação tanto do paciente quanto da equipe cirúrgica.

PALAVRAS CHAVE

Síndrome de Parry-Romberg. Hemiatrofia facial progressiva. Lipoenxertia facial. Cirurgia plástica reconstrutiva.

Área

PLÁSTICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

HEIDI SOARES CORDEIRO, PATRÍCIA HENRIQUES LYRA FRASSON, GUSTAVO HOMERO NOGUEIRA MELLO, PRISCILLA SORAYA ALVES ROCHA, RHAYANNA FLAVIA KLEMS KRUGER, FRANCIELI GOMES WAGEMOCHER, FERNANDA MOURA LYRA SAVERNINI