CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

TRATAMENTO CIRÚRGICO DOS ANEURISMAS DA AORTA TORACOABDOMINAL E INFRARRENAL NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALZIRA VELLANO, UNIFENAS, ALFENAS-MG

OBJETIVO

Apresentar a casuística em terapêutica de aneurismas de aorta toracoabdominial e infrarrenal com abordagem convencional, em pacientes operados no Hospital Universitário Alzira Vellano, Alfenas- MG no período entre 14 de fevereiro de 2000 a 10 de outubro de 2012.

MÉTODO

Neste período foram operados 124 pacientes com aneurismas de aorta, sendo que 108 apresentavam aneurisma infrarrenal, 12 toracoabdominal e 04 justarrenal. Destes pacientes, 96 eram do sexo masculino e 28 do sexo feminino. A incisão mais utilizada foi a mediana xifopúbica (para o tratamento dos aneurismas infrarrenais e justarrenais).

RESULTADOS

A mortalidade foi de 20% para os pacientes com aneurismas da aorta abdominal infrarrenal, 60% para os justarrenais e 50% para os toracoabdominais.Os aneurismas rotos apresentaram maior mortalidade, em torno de 70%. A prótese mais empregada foi a de Dacron 16x8 mm. A síndrome de reperfusão foi a maior responsável pelos óbitos (45%) e o choque hemorrágico foi a principal causa de óbito nos aneurismas rotos. A permanência hospitalar média foi de 14 dias e a menor permanência foi de 07 dias. Os óbitos em peroperatórios ocorreram em 22 pacientes. A principal causa de morte peroperatória foi o choque hipovolêmico hemorrágico e a segunda maior causa de óbito peroperatório foi o infarto agudo do miocárdio.

CONCLUSÕES

Os pacientes com aneurismas de aorta apresentam melhor evolução cirúrgica quando o aneurisma é infrarrenal e a cirurgia é eletiva. Os aneurismas toracoabdominais e justarrenais apresentam alta mortalidade cirúrgica a despeito de todas as medidas tecnológicas disponíveis empregadas durante a cirurgia convencional. O tempo de internação é prolongado e está relacionado com a presença de comorbidades nos pacientes. A abordagem endovascular parece ser uma opção com menor morbimortalidade quando a anatomia for favorável.

PALAVRAS CHAVE

Aneurisma; aorta; toracoabdominal; infrarrenal.

Área

CIRURGIA VASCULAR

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano, UNIFENAS - Minas Gerais - Brasil

Autores

André Álvares Figueiredo Silva, Lívia Maria Carvalho de Lima, Felipe Carluccio Falavigna, Igor Costa Gomes, Nayhan Andrade dos Santos, Karoline Pereira Reis Vieira de Carvalho, Camila Vieira de Carvalho Pereira Reis, João Batista Vieira de Carvalho