CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DIAFRAGMATICA TRAUMATICA: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

As hérnias diafragmáticas em adultos são, geralmente, secundárias a traumatismos torácico ou abdominal, sendo contuso ou penetrante. A incidência varia de 0,8% a 15% e a mortalidade é alta, podendo chegar a 20%.

RELATO DE CASO

Paciente MDPC, sexo feminino, 55 anos, viúva, vítima de perfuração por arma branca há 7 anos, com dois orifícios de entrada: um ao nível de clavícula esquerda em que lacerou a artéria subclávia esquerda e outro no quarto espaço intercostal transpondo hemicúpula diafragmática esquerda, sem lesionar estruturas intra-abdominais. Na ocasião a equipe médica decidiu pela retirada da clavícula para melhor visualização e manejo da subclávia, assim como o tratamento em um segundo momento da lesão diafragmática. Paciente evolui por cerca de 6 anos sem queixas relacionadas ao diafragma, até que há cerca de 1 ano iniciou quadro de desconforto respiratório progressivo associado com epigastralgia sem fator desencadeante. Há cerca de 4 meses o quadro de epigastralgia ficou mais frequente, e que em razão da astenia, não conseguia mais executar trabalhos domésticos, antes comuns. Procurou auxílio médico, onde na investigação diagnóstica foi realizada uma TC de tórax que evidenciou conteúdo abdominal na cavidade torácica. Foi submetida a toracotomia exploratória esquerda no dia 25/04/2018, a nível do quinto espaço intercostal, com visualização do saco herniário contendo fundo gástrico, cólon transverso e baço, posterior tratamento do mesmo com retorno do conteúdo a cavidade abdominal e herniorrafia diafragmática. Paciente evoluiu bem, com alta no sétimo dia de pós operatório.

DISCUSSÃO

A hérnia diafragmática pode cursar com complicações graves de alta morbi/mortalidade, portanto o diagnóstico e tratamento precoce são importantes. Deve ser suspeitado sempre em traumas graves, mesmo que não sejam diretamente relacionados à transição toraco-abdominal. A TC é o exame de escolha e o tratamento pode ser realizado por laparotomia ou toracotomia.

PALAVRAS CHAVE

HERNIA DIAFRAGMATICA; TRAUMA; HERNIORRAFIA

Área

TRAUMA

Instituições

Centro Universitário UnirG - Tocantins - Brasil

Autores

Edison Benedito da Luz Brito Junior, Brenda Caroline da Silveira Dias, Rodrigo Disconzi Nunes, Celso Rocha da Silva