CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO PERFURATIVO EM PACIENTE COM TUBERCULOSE INTESTINAL

INTRODUÇÃO

O caso seguinte foi selecionado por sua riqueza de fatores clínico-epidemiológicos congruentes à literatura, além de apresentar complicação grave e potencialmente letal comum ao atendimento de urgência e emergência, sendo emblemático à patologia descrita. A tuberculose (TB) abdominal apresenta-se principalmente sob as formas peritoneal, intestinal ou hepática. A mesma pode se apresentar como doença úlcero-estenosante, inflamatória crônica, ou ainda por complicações em abdome agudo.

RELATO DE CASO

Paciente J. M. C. F., 36 anos, com antecedente de cárcere há 2 anos, ex-usuário de cocaína e destilados, abstêmio há 5 anos, tabagista 20 anos-maço vem ao serviço por quadro compatível com gastroenterite aguda há 1 semana. Radiografia de abdome sem sinais de urgência cirúrgica e laboratoriais sem leucocitose ou sinais de sepse.
Após 4 dias de antibioticoterapia, paciente evolui com piora da dor abdominal e febre, solicitada tomografia computadorizada de abdome. Exame revela alças espessadas e linfonodomegalia. Evolui em 2 dias com sinais de peritonismo, radiografia de tórax evidenciou pneumoperitônio, optado por realizar laparotomia exploradora.
À incisão de peritônio houve imediata saída de líquido purulento em grande quantidade, sendo identificados 2 pontos de perfuração em delgado, a 30,0cm e 50,0cm da valva íleo-cecal, respectivamente. A 110,0cm do Ângulo de Treitz havia ulceração serosa e linfonodomegalia adjacente de 1,0cm Prosseguimos com sutura em pontos simples de lesão serosa, biópsia excisional do linfonodo, ressecção ileocecocólica e confecção de ileocolostomia a Mikulicz.
Análise anatomopatológica de tecido adiposo da peça revelou formações nodulares, de 0,2 a 2,7cm, assim como inflamação em toda espessura de parede intestinal. À microscopia foi identificado processo inflamatório crônico granulomatoso com áreas de necrose em todas as túnicas intestinais e em 13 linfonodos pericólicos. No material houve pesquisa histoquímica positiva para micobactérias pelo método de Ziehl-Neelsen, compatível com Tuberculose Intestinal.
À internação solicitamos ainda tomografia de tórax, a qual não evidenciou sinais de doença pulmonar atual ou prévia. Paciente prossegue em acompanhamento ambulatorial.

DISCUSSÃO

A Tb instestinal apresenta-se frequentemente por dor abdominal, constipação (50%), diarreia (11 a 37%) e hemorragia digestiva baixa (5 a 15%), sendo o abdome agudo obstrutivo a sua principal complicação. Os sintomas variam de acordo com a região e grau de acometimento, sendo 75% dos casos relacionados à região íleo-cecal.
O paciente foi admitido como portador de gastroenterite e evoluiu com perfuração intestinal, uma das principais indicações cirúrgicas da patologia. Tal apresentação clínica-anatômica traz a importância do diagnóstico diferencial, sem o qual não haveria seguimento com antibioticoterapia adequada e elevados riscos de complicações.

PALAVRAS CHAVE

Tuberculose Intestinal, Abdome Agudo Perfurativo, Laparotomia Exploradora

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

SANTA CASA DE MISERICORDIA DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Frederico Ferro Alves, Pedro Victor Aniz Gomes De Oliveira, Bruno Reis Peruzza, Natália Sena Correia De Oliveira, Mohamed I Ali Taha, Jacqueline Arantes Giannini Perlingeiro