CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

relato de caso e passo a passo técnico de fixação de arcos costais por fratura traumática

INTRODUÇÃO

A fixação Cirurgica de arcos costais costuma ser indicada em casos de dor intratável com medidas clínicas, deformidades torácicas, dificuldade de desmame ventilatorio e fraturas com desvios importantes. No caso de contusão pulmonar associada, a fixação não se mostrou tão efetiva, pois as complicações e necessidade de ventilação mecânica continuaram presentes devido às alterações do parênquima pulmonar.

Apesar do custo elevado do material para fixação, a experiência dos estudos prévios tem mostrado que o custo final da internação diminui, devido à diminuição de taxa de pneumonia, dias de intubação e internação em terapia intensiva, menor necessidade de uso de analgésicos e antibióticos, além do retorno precoce do paciente a suas atividades.

RELATO DE CASO

Masculino, 59 anos, vítima de queda de moto em rodovia, procurou atendimento após 5 dias por dor intratável em Torax esquerdo. Foi submetido a tomografia que evidenciou fratura de 7 arcos costais com importante desvio e hemotorax. Foi submetido videotoracoscopia com drenagem de hemotorax a fixação de arcos costais com placas de titânio e drenagem pleural em selo d’água. Evoluiu sem dor no primeiro dia de Pos operatório, com retirada do dreno no segundo dia e alta hospitalar no quarto dia de Pos operatório sem uso de analgésicos.

DISCUSSÃO

Com este caso demonstramos por vídeos a técnica de fixação cirurgica de costelas. A fixação reduz custos de internação e de morbidade para os pacientes, devendo ganhar mais espaço nos próximos anos. Este é um relato de caso bem sucedido, no qual o paciente teve diminuição da dor, internação curta e retorno precoce as suas atividades

PALAVRAS CHAVE

Fratura; arcos costais; trauma

Área

TRAUMA

Instituições

Centro de Trauma do Hospital São Lucas - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Hernandes Seribeli Fernandes, Mauricio Godinho, Gilfred Canuto Pereira, Marina Sider Monte Alegre, Eduardo De Barros Correia, Viviane Tajra, Roberto Marziale, Juliana Pilati Yamashita