CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

OBTENÇAO DE CELULAS-TRONCO DERIVADAS DO TECIDO ADIPOSO E SUA UTILIZAÇAO NA MEDICINA: PERSPECTIVAS E PAPEL DO CIRURGIAO PLASTICO

OBJETIVO

O trabalho apresentado visa explorar as perspectivas acerca da utilização de células-tronco somáticas na Cirurgia Plástica, tendo em vista a importância do cirurgião na obtenção de um subtipo extremamente promissor não somente para as cirurgias reparadoras ou estéticas, mas para inúmeras especialidades médicas: as células-tronco derivadas do tecido adiposo. O estudo cita as duas principais vias de administração das células no organismo e os mecanismos que permitiriam que o corpo humano captasse efetivamente o material infundido e o direcionasse para os tecidos-alvo. A crescente valorização de procedimentos minimamente invasivos e a potencialidade das células-tronco no desenvolvimento de terapias reafirma a importância dessa discussão.

MÉTODO

Revisão bibliográfica utilizando os descritores “Stem-cells”, “Plastic surgery”, “Adipose tissue” e “Tissue engineering” nos portais CAPS, BVS, PUBMED e SCIELO, Science Direct.

RESULTADOS

Entre as células originadas do mesoderma e ectoderma destacam-se as células-tronco do tecido adiposo e epidérmico respectivamente. Atualmente, o grupo celular mais utilizado nas pesquisas de regeneração são as células do mesoderma que têm grandes disponibilidades no organismo e são de fácil obtenção e isolamento. Este processo quando combinado com um eficiente direcionamento das células para os tecidos-alvo, a partir do sistema de quimiocinas e seus receptores de membrana, permitiriam a difusão programada das células pluripotentes no organismo e, consequentemente, a correção de diversas deformidades, congênitas e adquiridas, além de correções cicatriciais e queimaduras. Nesse sentido, a aplicação de células derivadas dos adipócitos é estratégica por possuir potencial de diferenciação no mesoderma, como também em outros folhetos embrionários, revelando potencial neurogênico, hepatogênico, cutâneo, entre outros. A pesquisa aborda ainda as técnicas de obtenção do material utilizado (captação das células), destacando a lipoaspiração úmida e a dermolipectomia associada à ressecção em bloco do tecido subcutâneo.

CONCLUSÕES

Está claro a crescente importância das pesquisas e da utilização das células-tronco adiposas, tendo em vista sua grande capacidade proliferativa e de diferenciação. No entanto, há necessidade de mais estudos com células tronco do mesmo subtipo para comparações, além da determinação dos anticorpos apropriados para o controle da proliferação celular.
Além disso, destaca-se a importância desse procedimento envolver células-tronco de adultos e não mais embrionárias, o que elimina as restrições ético-religiosas, como também o correto preparo do cirurgião-plástico na obtenção desse material.

PALAVRAS CHAVE

"Plastic surgery", "Stem-cells", "Tissue engineering" e "Adipose tissue"

Área

PLÁSTICA

Instituições

PUC Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Víctor Soares Assunção, Izabella Girelli Ribeiro Carvalho, Matheus Rezende Lima, Camila Mendes Freitas Moreira, Gabriela Martins Costa, Larissa Reis César