CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CISTOADENOMA MUCINOSO DE APENDICE COM DESTRUIÇAO DO MUSCULO PSOAS MAIOR DIREITO E INVASAO DO COLON ASCEDENTE COM PERFURAÇAO DO MESMO

INTRODUÇÃO

O cistoadenoma mucinoso de apêndice é um tipo de mucocele de apêndice. Esse é um achado raro e pode ser confundido com apendicite aguda. Assim sendo, torna-se um achado de difícil diagnóstico pré-operatório devido à variedade de sintomas. Caracteriza-se pelo acumulo de material mucinoso no interior do apêndice cecal, o que leva à dilatação da sua luz. Sendo a dissecção cirúrgica o método terapêutico de escolha. Esse trabalho tem como objetivo relatar um caso de paciente com cistoadenoma mucinoso de apêndice submetido à laparotomia exploradora, sendo realizada colectomia direita.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo masculino, 55 anos, chega ao pronto-socorro com quadro de febre e dor abdominal difusa com inicio há aproximadamente quatro meses, com piora nos últimos 15 dias. Ao exame físico apresentou massa palpável em quadrante inferior direito, sem outros achados. Foi admitido em unidade hospitalar, sendo realizada investigação diagnóstica. À Ultrassonografia revelou massa cística em flanco direito e sinais sugestivos de inflamação do músculo psoas ipsilateral. Em TC pós-admissional, foi achada volumosa coleção hipodensa irregular com realce periférico ao contraste endovenoso, envolvendo todo o músculo psoas D, desde sua inserção proximal até região ilíaca relacionada, exibindo calcificação grosseira e componente gasoso no interior, mantendo intima relação com o ceco e segmento proximal do cólon ascendente. Após isso foi solicitada avaliação pela equipe cirúrgica. Esta encaminhou o paciente para sala de cirurgia, a fim de realizar laparotomia exploradora. À cirurgia, foi diagnosticado secreção purulenta e gelatinosa(mucina) no retroperitôneo, com destruição do músculo psoas maior direito e invasão do cólon ascedente com perfuração do mesmo. Além disso foi observado a presença de grandes aderências em flanco direito, presença de abcesso em RID e tumoração mucinosa com invasão do retroperitôneo. Como conduta foi realizada limpeza exaustiva da cavidade abdominal e retroperitôneo, colectomia direita com anastomose mecânica ileotransversa primária término-lateral. Depois disso paciente foi encaminhado para Unidade de Terapia Semi-Intensiva.

DISCUSSÃO

O cistoadenoma mucinoso do apêndice é um tipo de mucocele do apêndice, é considerada um achado clínico raro observado em 0,07 a 0,3% das apendicectomias realizadas. Tem maior incidência no sexo feminino (relação 4/1)e a idade média de apresentação é de 55 anos. As complicações são raras e incluem invaginação, hemorragia, perfuração, peritonite e pseudomixoma peritonei, principalmente nos casos de cistadenomas que rompem de forma espontânea ou iatrogénica. O tratamento de escolha é cirúrgica. Sendo assim, deve-se ser realizada apendicectomia, e em casos mais extensos, a hemicolectomia diretita é a escolha recomenda. Por se tratar de um caso raro, esse relato objetiva atentar os cirurgiões para os risco de se postergar o diagnóstico, pois o mesmo pode resultar nos achados que foram encontrados durante esse procedimento.

PALAVRAS CHAVE

Apendice, mucocele

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

FACULDADE GUANAMBI - Bahia - Brasil

Autores

Valdilson Sergio Tunes Vieira, Ruy Fernandes Azevedo, Pedro Augusto Oliveira Paiva, Júlio Luis Araújo Silva Júnior