CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

OBSTRUÇAO INTESTINAL CAUSADA POR HERNIA INTERNA

INTRODUÇÃO

Hérnias abdominais internas são causas incomuns de obstrução intestinal, responsável por apenas 2% de todos os casos. Podem ser côngenitas ou adquiridas.
As hérnias causadas por defeitos no desenvolvimento ocorrem por 3 mecanismos: 1. Fixação retroperitoneal anormal do mesentério com posição anômala do intestino (mesocólica ou paraduodenal); 2. Forame ou fossas internas muito largas (forame de Wislow e hérnias supravesicais); 3. Superfícies mesentéricas incompletas com a presença de aberturas ou orifícios anormais por onde o intestino pode herniar (hérnias mesentéricas).
As hérnias internas adquiridas resultam da formação de falhas no mesentério após procedimentos cirúrgicos ou trauma. Comummente resultam do fechamento inadequado das aberturas mesentéricas realizado durante gastrojejunostomia. A formação de pequenos espaços pode resultar em herniação do intestino delgado causando obstrução intestinal. O tratamento é a redução cirúrgica da hérnia e fechamento do defeito peritoneal.

RELATO DE CASO

B. A. T. 76 anos, sexo feminino, procedente de Jaguariúna, São Paulo, Brasil.
Iniciou quadro de constipação intestinal seguido de vômitos incoercíveis. No dia 04 de dezembro procurou o pronto socorro sendo então realizado clíster com evacuação presente.
A paciente apresentou piora do quadro, mantendo constipação e parada de eliminação de flatos, persistência dos vômitos. Relata também perda de peso de 10 kg nos últimos meses. Deu entrada no serviço no dia 06 de dezembro de 2018 as 15:20 horas, optado por passar sonda nasogástrica que apresentou saída de secreção fecalóide. Realizado então TC de abdome sem contraste, devido a prejuízo da função renal, que evidenciou dilatação de alças duodenais, com conteúdo de nivel líquido, associado a densificação dos planos adiposos correspondentes com afilamento de alça de jejuno no flanco esquerdo. Iniciado antibiótico e optado por abordagem cirúrgica pela suspeita de abdome agudo obstrutivo.
No intra operatório foi realizado inventário da cavidade abdominal, percorrendo as alças intestinais desde o ângulo de Trietz até cólon, onde observou-se a presença de aderência evidenciando uma hérnia interna. Após liberação da alça, observou-se permeabilidade da mesma, sem sinais de isquemia.
Após a cirurgia a paciente evoluiu bem durante a internação, sem intercorrências, com melhora da insuficiência renal aguda, além de melhora dos vômitos e com liberação de flatos. Teve alta no dia 10 de dezembro de 2018 com boa aceitação da dieta oferecida e em bom estado geral.

DISCUSSÃO

É uma doença de difícil diagnóstico devido a inespecificidade dos sintomas, os exames laboratoriais também são inconclusivos e geralmente o diagnóstico é confundido com diverticulite ou até câncer colorretal.
A TC de abdome é o padrão ouro para diagnóstico de hérnia interna mas geralmente este é feito no intra operatório. Hoje com o advento de cirurgias bariátricas, é uma causa conhecida e temida de obstrução intestinal.

PALAVRAS CHAVE

Obstrução intestinal cirurgia geral hérnia interna

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital Municipal Walter Ferrari - São Paulo - Brasil

Autores

Paulo Haruo Yano Junior, João Paulo Zanin Tressoldi, Soraya Teresa Cassitas Gonçalves, Amanda Arantes Barbosa, Jéssica Gabrioti Vasconcelos, Marcelo Kassouf, Rosimara Denaldi