CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

USO DO RTS (SCORE TRAUMA REVISED) NA SALA DE EMERGENCIA PARA TRIAGEM DE PACIENTES VITIMAS DE TRAUMA

OBJETIVO

Analisar o índice de gravidade do trauma, através do Revised Trauma Score (RTS) e a sobrevida dos pacientes politraumatizados, atendidos na sala de emergência do Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi “Ouro Verde”.

MÉTODO

Trata-se de um estudo retrospectivo analítico e descritivo. Os dados foram coletados em 320 prontuários de pacientes atendidos na sala de Emergência pelas equipes de cirurgia geral e ortopedia nos meses de agosto, outubro e quinze primeiros dias de novembro do ano de 2017.

RESULTADOS

Dos 206 pacientes analisados 75,24% eram do sexo masculino e 24,76% do sexo feminino. O trauma contuso foi predominante (95,15% ) , tendo a motocicleta como o principal mecanismo de causa . O RTS de 98% dos pacientes estavam
compatível com a gravidade do trauma e evoluíram com bom prognóstico, conforme já esperado na revisão bibliográfica. O RTS demonstrou ser uma ferramenta rápida e eficaz para análise do prognóstico de pacientes vítimas de trauma.

CONCLUSÕES

O trauma é uma doença extremamente prevalente na nossa população, portanto, determinar o perfil do doente acometido pelo trauma no Complexo Hospitalar Prefeito Edvaldo Orsi- “Ouro Verde” pode contribuir para melhorar a qualidade no atendimento. As características como gênero, etnia, faixa etária, mecanismo de trauma e gravidade podem ser uteis não só para o estudo da doença , mas para traçar um panorama para diretores de hospitais e gestores públicos em medidas de tratamento e prevenção do trauma. O trauma não só atinge uma grande parcela da população, ele atinge uma população jovem, economicamente ativa, trazendo prejuízos ainda maiores para o País.

PALAVRAS CHAVE

RTS; TRAUMA; TRIAGEM

Área

TRAUMA

Instituições

Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi - São Paulo - Brasil

Autores

Daniel de Morais Tavares, Fernanda Neiva Ribeiro, Dyego dos Santos Queiroz, Luana Arruda, Valter Fabricio Ferreira Dari, Rodrigo Barros de Carvalho, Débora Puzzi Fernandes