CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

INTUSSUSCEPÇAO COMO CAUSA DE ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POS BYPASS GASTRICO

INTRODUÇÃO

O manejo de um paciente com quadro de abdome agudo obstrutivo associado a história de gastroplastia; a etiologia esperada e o achado trans-operatório motivam o presente relato de caso.
O abdome agudo obstrutivo é uma das complicações da gastroplastia em Y de Roux (RYGB), podendo ocorrer em qualquer tempo de pós-operatório, com uma incidência de 3 a 5%. As causas mais comuns são hérnia interna, brida e estenose da anastomose enteroentérica.
Neste caso nota-se um quadro clínico compatível com abdome agudo obstrutivo e exames complementares inconclusivos. Paciente submetido a exploração cirúrgica com achado etiológico inesperado - intussuscepção.

RELATO DE CASO

O.F, masculino, 52 anos, admitido em um hospital do norte do Mato Grosso, queixando-se de dor em cólica na região epigástrica, com 24 horas de duração, intermitente, forte intensidade, sem irradiação. Histórico de cirurgia bariátrica há 4 anos e HAS. Apresentou vômitos com aspecto fecalóide e 1 episódio de enterorragia. Apresentava-se em regular estado geral, corado, hidratado, eupneico, hemodinamicamente estável, afebril. Aparelhos respiratório e cardiovascular sem particularidades. Abdome timpânico, ruídos hidro aéreos presentes, sem visceromegalias e ausência de sinais de peritonite. Toque retal com fezes líquidas escurecidas. Realizada TC contrastada do abdome, a qual interrogou sub-oclusão. Procedida a laparotomia exploratória com achados de intussuscepção há cerca de 30cm da válvula íleo-cecal, extensão de cerca de 15cm e presença de pólipo ileal como fator causal. Realizada ressecção segmentar ileal e anastomose término terminal. Anatomopatológico compatível com Tumor Estromal (GIST), encaminhado para estudo imunohistoquímico.

DISCUSSÃO

De acordo com a literatura, diante do abdome agudo obstrutivo e história de Bypass gástrico, a exploração cirúrgica, preferencialmente por laparoscopia, está indicada visto o risco de hérnia interna e possível desfecho desfavorável( Al Harakeh et al.2015). Esperava-se encontrar como etiologia hérnia interna ou brida, mas o achado trans-operatório foi intussuscepção, evento raro, representando 1% das causas de obstrução intestinal nessa faixa etária. Em 90% dos casos de intussuscepção no adulto, uma lesão orgânica patológica na parede intestinal é encontrada, com risco de malignidade associada em 65% das vezes(Fonseca et al. 2014). Assim, o pólipo ileal identificado como fator causal e a conclusão do estudo anatomopatológico vão ao encontro dos dados descritos na literatura. No entanto, nesse caso não se pode afirmar que a intussuscepção foi complicação pós cirurgia gástrica, pois quando essa é a causa, raramente há lesão orgânica envolvida.
Concluímos com este relato que, mesmo diante de um quadro sindrômico com alta probabilidade de etiologia definida pela clínica, a necessidade de considerar os diagnósticos diferenciais tem extrema importância para chegar ao diagnóstico correto e consequente terapêutica adequada.

PALAVRAS CHAVE

Gastroplastia; Complicações; Intussuscepção.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

UFMT/Sinop - Mato Grosso - Brasil

Autores

Felipe Campos Alves, Pedro Henrique Fernandes, Renato Cesar da Cunha, Daniel Parize Fernandes, Juliano Berticelli