CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

DESNUTRIÇAO NO PACIENTE CIRURGICO PORTADOR DE DOENÇA DE CROHN – RELATO DE CASO E DISCUSSAO SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é relatar um caso de Doença de Crohn que evoluiu com abdome agudo perfurativo no Hospital Samaritano de Campinas em 2017 e fazer uma revisão da doença em questão e de suas complicações cirúrgicas e nutricionais.

RELATO DE CASO

RCS, 31 anos, masculino, com historia de dor abdominal intermitente de longa data, com piora abrupta da dor, intensa, bem como histórico de perda ponderal e alternância de habito intestinal.
Realizado Tomografia Computadorizada de abdome que visualizou abdome agudo perfurativo. Foi submetido a laparotomia e evidenciado a estenose de segmento de delgado há 90 cm de ângulo de treitz, com 15 cm de extensão.
Submetido a resseção da alça isquêmica e anastomose primaria, que evoluiu com fístula espontânea em segmento de delgado e formação de abscessos intra cavitários.
Submetido a nova laparotomia, sendo necessário realização de ileostomia em FID, distando 100 cm do ângulo de treiz, bem como manutenção de paciente em peritoneostomia para lavagem e drenagem de cavidade abdominal . Apresentou comprometimento de absorção de nutrientes ocasionado por síndrome de alça curta.
Paciente com elevado grau de desnutrição, com anemia significativa, oriundo de carência nutricional, consumo e perdas cirúrgicas.
Foi iniciado Anti-TNF - Adalimumabe, pós diagnostico de Doença de Crohn, bem como terapia nutricional - enteral e parenteral complexas.

DISCUSSÃO

A mortalidade da DC está associada à desnutrição proteico-calórica ao lado do desequilíbrio hidroeletrolítico. A desnutrição no pré-operatório aumenta as complicações cirúrgicas, inclusive deiscência de anastomoses; podendo aumentar a taxa de mortalidade, permanência hospitalar e custos. A desnutrição é fator de prognóstico ruim e que contribui direta e indiretamente para os resultados de pacientes com doença inflamatória intestinal hospitalizados, incluindo maiores mortalidade, permanência hospitalar, necessidade de nutrição parenteral e incidência de fístula digestiva.
A DC apresenta importantes alterações nutricionais que resultam em déficits de micronutrientes e desnutrição proteico-calórica. A terapia nutricional é avaliada de acordo com a individualidade do paciente com dietas específicas, restrições e suplementação. A avaliação do estado nutricional em pacientes com DC demonstra diminuição na ingestão alimentar causada por anorexia, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarréia e dietas restritas. Observa-se também má absorção pela diminuição da área absortiva, deficiência de sais biliares, supercrescimento bacteriano, estreitamento gastrointestinal e estrituras que levam a inflamações e resseções cirúrgicas. Ansiedade e medo de comer relacionado a experiências como dor abdominal, inchaço, náusea ou diarréia são frequentemente observados contribuindo para o comprometimento nutricional grave no pré operatório.

PALAVRAS CHAVE

crohn desnutrição alça curta

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

hospital irmaos penteado - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Eduardo Soares Souza Lima, Caio Costa Mattos, Henrique Araujo Kalbermatter, Mayara Fernanda Victal, Bruna Baboni Cavalcante, Nathacia Bernardo Chimello, Tabata Paola Malta De Araujo