CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DE SPIEGEL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A hérnia de Spiegel, um raro defeito da parede abdominal, é definida pela protusão de saco peritoneal, gordura pré peritoneal ou órgãos através da aponeurose de Spiegel – região da aponeurose do músculo transverso abdominal, limitada pela linha semilunar lateralmente e a borda lateral do musculo reto abdominal medialmente. Representa de 0,1% a 2,4% de todas as hérnias de parede abdominal, sendo pouco mais incidente em mulheres e com fatores predisponentes relacionados ao aumento da pressão intra abdominal ou fraqueza da parede abdominal. O diagnostico pode ser particularmente difícil em alguns doentes devido ao tamanho normalmente pequeno do saco herniario e pela clinica inespecífica. Os exames de imagem podem auxiliar o diagnóstico.

RELATO DE CASO

Doente do sexo feminino, sem patologias de base, procurou ambulatório com história de abaulamento em região de flanco esquerdo há 4 meses, sem queixas de dor. Realizou TC de abdome que confirmou o diagnóstico. Abordagem ocorreu com herniorrafia aberta, com incisão paramediana pararetal esquerda, abertura por planos até se identificar o defeito herniário. Realizado dissecção e redução do conteúdo herniário e encerramento do orifício. Foi colocado prótese pré peritoneal com fechamento da aponeurose do obliquo externo. Paciente apresentou bom evolução no pós operatório.

DISCUSSÃO

Podem ser denominadas hérnias de spiegel ou da linha semilunar ou ventrolateral espontânea do abdome e apresentam protusão de um saco peritoneal, gordura pré peritoneal ou algum órgão por um defeito na região aponeurótica do transverso abdominal situada entre a linha semilunar e a borda lateral do reto abdominal na zona de spiegel. É uma patologia muito bem descrita, mas com aproximadamente 1000 casos relatados na literatura. Geralmente apresentam incidência um pouco maior em mulheres, ocorrendo entre a 4ª e a 7ª décadas de vida. O defeito pode ser adquirido quanto congênito e neste último, geralmente está associado a outras mal-formações. O conteúdo herniário na maioria dos casos envolve alças intestinais e omento, porém também já foram descritas vesícula biliar, ovário, testículo, entre outros. Como fatores predisponentes à hernia estão relacionados o aumento da pressão intra abdominal. A ultrassonografia de parede abdominal é o exame mais indicado para início da investigação diagnostica, devido baixo custo e fácil acesso. A tomografia computadorizada de abdome é a opção quando persiste dúvida ou existência de complicações como encarceramento ou estrangulamento. Se persistir duvida pode se optar por videolaparoscopia. O tratamento é cirúrgico devido ao alto risco de encarceramento (17% a 30%) e estrangulamento (21%). Não existe uma técnica ideal definida na literatura para sua correção, porém a mais difundida é a herniorrafia pré-peritoneal tension free com colocação de tela sintética por garantir melhores resultados. Também pode ser realizada a correção cirúrgica vídeo-laparoscópica, transabdominal pré-peritoneal ou totalmente extra-peritoenal.

PALAVRAS CHAVE

spiegel

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Hospital Irmãos Penteado - São Paulo - Brasil

Autores

Nathacia Bernardo Chimello, Tábata Paola Malta de Araújo, Tayssa Brandão Pacheco, Lucas José Galvani, Carlos Eduardo Soares Souza Lima, Caio Costa Mattos, Henrique Araújo Kalbermatter