CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

TRATAMENTO CLINICO DO LINFOMA MALT: E FACTIVEL?

INTRODUÇÃO

Os linfomas gástricos são um grupo de neoplasias raras que correspondem a 5% das neoplasias que acometem o estômago e cerca de 50% dos casos são linfomas da zona marginal dos folículos linfóides (MALT). Os do tipo MALT estão associados com a infecção pelo Helicobacter Pylori em mais de 90% dos casos.
A infecção pelo H. pylori tem papel fundamental no desenvolvimento do linfoma MALT.
O tratamento do linfoma MALT baseia-se de acordo com o estadiamento clínico e a presença da infecção pelo H. pylori e a erradicação do H. pylori induz a remissão completa em, aproximadamente 75 a 85% dos casos.

RELATO DE CASO

Paciente E.A., 74 anos, procurou atendimento médico com queixa de desconforto epigástrico há aproximadamente 30 dias. Antecedente familiar: irmã com neoplasia do aparelho digestivo. Realizou Eda (junho/2017) demonstrando grande lesão úlcero-infiltrativa no nível de antro médio da grande curvatura, acometendo a quase totalidade da circunferência antral, endurecida, que chegava até piloro, sugestivo de Bormann III. O anatomopatologico mostrou Linfoma Não Hodgkin B da zona marginal extra nodal (Linfoma MALT) e gastrite crônica associada ao Helicobacter pylori (Hp). Realizado tratamento para Hp com esquema tríplice (amoxacilina, claritromicina, IBP) por 7 dias. Evoluiu de forma assintomatica após o tratamento inicial e realizou TC de abdome que evidenciou espessamento da parece gástrica (antro posterior) e ausência de linfonodomegalia. Foi iniciado tratamento tríplice alternativo com levofloxacino, amoxacilina e IBP por 10 dias. Paciente apresentou hemorragia digestiva alta por úlcera gástrica tratada com ibp por 30 dias. Seguimento de dois meses após o tratamento queixava-se de estase gástrica e plenitude pós prandial. Realizado nova endoscopia evidenciado lesão ulcerada de 5cm, bordas irregulares, endurecida, infiltrativa, na grande curvatura do antro e piloro parcialmente estenosado. Anatomopatologico: gastrite crônica ativa e ulceração em atividade de antro. Hp negativo. Mantido ibp por 28 dias. Paciente retorna em um mês assintomático com nova endoscopia evidenciando gastrite endoscópica enantemática de corpo e antro, esofagite grau B Los Angeles, cicatriz branca de lesão ulcerada e piloro sem deformidades. Anatomopatologico: gastrite crônica inativa, hiperplasia faveolar regenerativa de antro. Hp negativo. Paciente segue sem queixas em acompanhamento em ambulatorial com resolução do quadro do Linfoma, há um ano.

DISCUSSÃO

O caso em questão evidencia a resolução de um quadro de Linfoma MALT com tratamento clínico de baixo custeio, com boa adesão do paciente.
A literatura atual evidencia múltiplas opções de tratamento e terapêuticas combinadas, cabendo ao profissional médico eleger a mais indicada ao seu paciente. Evidencia-se também a importância do acompanhamento e seguimento ambulatorial rigoroso com os pacientes para melhor sucesso terapêutico.

PALAVRAS CHAVE

Linfoma MALT, Linfoma

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Patricia Dias de Souza, José Maurício Caldeira Filho , Maria Fernanda Martinelli Trabulsi, Eduardo Sonego Toledo, Murilo Assis e Silva