CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

METASTASE OSSEA DE CARCINOMA BASOCELULAR EM PACIENTE ALBINO – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O carcinoma basocelular (CBC) é o tumor maligno de pele mais comum em humanos e está associado à exposição crônica aos raios solares. Apresenta capacidade de invasão local, destruição tecidual e recidivas e, raramente, cursa com metastatização (0,28-0,55%). O sistema esquelético é envolvido em cerca de 20 a 30% dos casos de CBC metastático. Este relato apresenta o quadro de um paciente que desenvolveu metástase óssea alguns anos após a ressecção local.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 42 anos e albino, acompanhado por cânceres de pele. Há 3 anos, apresentou lesões em tórax e antebraço esquerdo, ressecadas com margens livres. Em tórax, a lesão era um CBC infiltrativo, ulcerado, comprometendo até derme reticular profunda, sem invasão perineural ou angiolinfática. No antebraço, a neoplasia era CBC com diferenciação escamosa, comprometendo até derme profunda e tecido celular subcutâneo. Após 2 meses, apresentou nódulo em axila esquerda de 4.8×3.8 cm e foi submetido a esvaziamento axilar e radioterapia. O histopatológico mostrou múltiplos focos de padrão basocelular infiltrando derme e tecido adiposo. 2 anos após o esvaziamento axilar, apresentou metástase de CBC em parede torácica ântero-superior, medindo 6×7.5×5.3cm, invadindo musculatura peitoral menor e intercostal, com destruição parcial da 1ª e 2ª costelas e manúbrio. Paciente foi submetido à esternectomia subtotal, na transição manúbrio-corpo esternal, com ressecção de articulação esterno-clavicular de 1° e 2° arcos costais direitos e esquerdos, sendo necessária ressecção de segmento do nervo frênico esquerdo por invasão do mesmo, com preservação do pericárdio e tronco braquiocefálico. A reconstrução da parede torácica foi feita com tela mista de polipropileno e celulose. Paciente foi extubado logo após a cirurgia e apresentou adaptação satisfatória da mecânica ventilatória, mesmo com elevação da hemicúpula diafragmática esquerda por secção do frênico. Paciente recebeu alta hospitalar no 18º dia pós-operatório. 3 dias após a alta, passou a apresentar quadro de dispneia e drenagem espontânea de secreção purulenta e ar por ferida operatória. Foi reinternado para antibioticoterapia e drenagem de tórax, obtendo boa resposta ao tratamento e resolução do quadro infeccioso em 14 dias, não sendo necessária retirada da tela. Seguiu em acompanhamento ambulatorial.

DISCUSSÃO

Os achados obtidos na literatura da base de dados PubMed se restringiram a 13 relatos de caso de CBC com a ocorrência de metástase óssea, com ou sem outros órgãos concomitantes. A relação homem:mulher foi de 2:1, com média de idade de 57,45. 12 eram brancos e 1 era negro. As metástases ósseas variam de lugar. Não foi relatado caso em albino nem de metástase esternal. É necessária a atenção ao surgimento de novas lesões de pele para tratamento precoce. Pacientes com perfil de doença mais agressiva necessitam de acompanhamento rigoroso.

PALAVRAS CHAVE

CARCINOMA BASOCELULAR, METÁSTASE, ALBINISMO

Área

TÓRAX

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - FAMED - Ceará - Brasil

Autores

MIKAELLE PAIVA DOS SANTOS SOUZA, ARIANE LIMA DOS SANTOS, IRAPUAN TELES DE ARAÚJO FILHO, MAYARA RIOS CAMARDELLA DA SILVEIRA, ANA ELISA BIESEK LEITE, FELIPE DE OLIVEIRA VASCONCELOS, JESSICA GARCIA SILVA SANTANA, NARA CONCEIÇÃO PARENTE