CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

ANALISE DE 163 CASOS DE APENDICECTOMIA COM INCISAO A ROCKY DAVIS E SUTURA INTRADERMICA DE PELE.

OBJETIVO

A presente análise tem como objetivo mostrar que incisão e fechamentos de pele mais estéticos podem ser uma opção na abordagem cirúrgica da apendicite aguda.

MÉTODO

Análise retrospectiva de 163 pacientes submetidos a apendicectomia no Hospital Evangélico Samaritano de Campinas - SP entre agosto de 2016 à outubro de 2017. Foram avaliados sexo, idade, tempo de internação e complicações pós operatórias. Todos os pacientes foram submetidos a apendicectomia convencional com incisão a Rocky Davis, tratamento do coto apendicular com ligadura dupla com Algodão 0, sem invaginação, e sutura intradérmica da pele com Monocryl. Todos foram submetidos a antibioticoterapia pré operatória com Cefazolina, na internação pós operatória com Cefazolina e Metronidazol e pós operatória após alta com Cefalexina.

RESULTADOS

Dos 163 pacientes, 82 (50,3%) eram do sexo masculino e 81 (49,7%) eram do sexo feminino. A idade variou de 11 à 86 anos, com média de 30 anos. O tempo de internação variou de 24 a 72 horas, com média de 32 horas. As complicações cirúrgicas foram 1 caso (0,61%) de deiscência de ferida e 1 caso (0,61%) de seroma.

CONCLUSÕES

A apendicite aguda é uma das doenças intra abdominais mais comuns, cuja solução é uma operação relativamente simples. 2
O número de complicações totais (1,23%), da analise apresentada, se mostra muito inferior a estudos de apendicectomia com incisão a McBurney e sutura da pele com pontos simples (3,8% 23,0%5 ; 14%4)
As lesões abdominais quando fechadas com pontos separados deixam uma cicatriz e um problema estético muitas vezes não tolerado pelo paciente e que interfere com a qualidade de vida dos indivíduos.4 Sendo assim, cabe ao cirurgião optar pela técnica não apenas baseada em dogmas cirúrgicos e sim por sua habilidade, experiência e métodos que possam permitir uma melhor qualidade de vida ao paciente.
O tratamento da apendicite aguda com incisão a Rocky Davis e fechamento da pele com sutura intradérmica se mostrou bastante segura, não aumentando o índice de complicações. Além disso, possibilita melhor efeito estético e satisfação do paciente nesse termo.

PALAVRAS CHAVE

Apendicite Davis Intradermico

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

hospital irmaos penteados - São Paulo - Brasil

Autores

Carlos Eduardo Soares Souza Lima, Bruna Baboni Cavalcante, Mayara Fernanda Victal, Caio Costa Mattos, Henrique Araujo Kalbermatter, Nathacia Bernardo Chimello, Tabata Paola Malta De Araujo