CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

MODELO EXPERIMENTAL EM TRAQUEOSTOMIA PERCUTANEA

OBJETIVO

Propor um modelo com uso de materiais acessíveis para realização de treinamento de traqueostomia percutânea.

MÉTODO

O modelo consiste em uma estrutura feita com uma chapa de madeira apoiada sobre um tubo de PVC. Sobre a estrutura é colocado um bloco de espuma no qual é apoiada a traqueia de porco. Sobre a traquéia, foi colocada uma segunda espuma, com um tecido por cima, a fim de simular as partes moles do pescoço e a pele.
Foi realizado na Unidade de Técnica Cirúrgica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, e aplicado o questionário após cada um ter sido submetido à realização do procedimento no modelo experimental.

RESULTADOS

O modelo foi aplicado a oito cirurgiões, sendo dois cirurgiões experientes de cabeça e pescoço, três residentes da especialidade, uma residente de otorrinolaringologia e dois residentes de cirurgia geral.
Foi aplicado um questionário, composto de seis perguntas, nas quais os médicos deram uma nota de 1(pior) a 5 (melhor) para cada uma das questões. Sobre a nota geral do modelo: seis deram nota 5 e dois deram nota 4. Semelhança com a realidade: seis deram nota 4, um deu nota 3 e um deu nota 2. Aplicabilidade para treinamento e aprendizagem: seis deram nota 5 e dois deram nota 4. Textura: quatro deram nota 4 e quatro deram nota 3. Resistência: um deu nota 5, quatro deram nota 4, dois deram nota 3 e um deu nota 2. Aparência do modelo: três deram nota 5, quatro deram nota 4 e um deu nota 3.
Manequins para a realização de procedimentos são uma alternativa disponível no mercado, entretanto apresentam custo elevado. Modelos animais acabam sendo uma opção de efetiva, de custo não tão elevado, e que costumam se assemelhar mais com as texturas reais de tecidos biológicos.

CONCLUSÕES

O modelo experimental arquitetado atendeu a seu propósito e seu baixo custo de reprodução e verossimilhança com a textura da região cervical humana mostram que o modelo pode ser uma nova alternativa na curva de aprendizado nos hospitais-escola, permitindo que este seja realizado de maneira mais segura nos pacientes que dele necessitam.
São necessários estudos futuros para testar a qualidade e semelhança com tecidos biológicos do modelo proposto. A realização de mais testes do modelo realizados com cirurgiões de cabeça e pescoço e cirurgiões gerais, com a avaliação destes e comparação com a prática cirúrgica é uma alternativa de estudo de continuidade para melhor avaliação do modelo experimental proposto.

PALAVRAS CHAVE

Traqueostomia; Percutânea

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

DAISY DIANNE PANTA OLIVEIRA, ANTÔNIO JOSÉ GONÇALVES, MARCELO BENEDITO DE MENEZES, MARIANNE YUMI NAKAO, CAROLINE SCHMIELE NAMUR, KASSEM SAMIR SALEH, JÉSSICA MIQUELITTO GASPARONI, LEANDRO AUGUSTO DE BARROS SILVA