CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO -PACIENTE COM CILINDROMA SUBMETIDO A TRATAMENTO CIRURGICO

INTRODUÇÃO

Os cilindromas são tumores anexiais muito raros e benignos da pele. Representam uma neoplasia de glândulas sudoríparas écrinas. Poucos relatos desses tumores estão presentes na literatura. A localização mais frequente é a cabeça e o pescoço. Quando existem múltiplas lesões, elas estão freqüentemente associadas à síndrome de Brooke-Spiegler. Essa síndrome é uma herança autossômica dominante, mais frequentes em mulheres, se manifesta na adolescência e no início da idade adulta e mostra uma progressão lenta. Esses tumores atingem proporções gigantescas e podem cobrir todo o couro cabeludo. A principal modalidade de tratamento descrita na literatura é a remoção cirúrgica completa das lesões.

RELATO DE CASO

Paciente sexo masculino, com 57 anos de idade, tabagista de longa data e sem comorbidades, em acompanhamento no serviço ambulatorial de Cirurgia Plástica do HUCAM. Apresentou alguns nódulos em face, não dolorosos e não pruriginosos, que surgiram desde os 12 anos de idade, com crescimento indolente. Relata que lesões apresentaram crescimento rápido a partir dos 40 anos de idade, se estendendo para couro cabeludo e com coalescência principalmente em região pré-auricular bilateralmente, sendo levantada a suspeita inicialmente de neurofibromatose. Possuía história familiar positiva para lesões semelhantes, porém sem diagnóstico firmado, em sua mãe, irmãs e sobrinhas. Com 53 anos foi feita a primeira abordagem das lesões para diagnóstico histopatológico, com resultado de biópsia evidenciando cilindroma. A partir de então foi submetido a diversas exéreses dos nódulos com reconstrução para melhor qualidade de vida, com boa resposta ao tratamento. Foi tentado também shaving de algumas lesões em couro cabeludo como terapêutica de resgate, com boa resposta até o momento. Paciente ainda em acompanhamento ambulatorial, com programação de novas abordagens cirúrgicas para melhor qualidade de vida.

DISCUSSÃO

Os cilindromas solitários ocorrem esporadicamente e geralmente não são hereditários, porem o paciente em questão apresenta historia familiar importante de quadros semelhantes, o que é mais comum em lesões recorrentes e recidivantes. São lesões que acometem pessoas de meia-idade e idosas. Quando são múltiplos, são hereditários e altamente associados à síndrome de Brooke-Spiegler. Geralmente benignos, solitarios ou múltiplos e recorrentes, como no caso relatado. É possível uma transformação maligna para um carcinoma adenoide cístico. No geral são indolores, como relatado no caso. Histologicamente eles são caracterizados por cordões de células basofílicas, material hialino e estruturas semelhantes a ductos císticos, resultado histopatológico que diagnosticou cilindroma no paciente em questão. Os tratamentos relatados são a excisão cirúrgica, altas doses de radiação e o uso do laser de dióxido de carbono. Foi escolhida a conduta cirúrgica com boa resposta terapêutica e sem recidiva das lesões.

PALAVRAS CHAVE

CILINDROMA.TUMOR ANEXIAL.TUMOR DE FACE. SÍNDROME DE BROOKE-SPIEGLER

Área

PLÁSTICA

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO - Espírito Santo - Brasil

Autores

PATRICIA HENRIQUES LIRY FRASSON, HEIDI SOARES CORDEIRO, Carlos Alberto Hemerly Junior, Grazielly Coser Assis, Lorena Ferreira Azevedo, Marcela Giorisatto Dutra, Thales Ribeiro dos Santos Vecci, Eloisa Spinasse EGiacomin