CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

Ressecção de Lesão Tumoral Pulmonar: Modelo Experimental em Peça Fresca (Pulmão Bovino)

OBJETIVO

Confeccionar um modelo experimental de bancada, de baixo custo e fácil reprodutibilidade, sem o uso de animais.
Possibilitar o refinamento de habilidades cirúrgicas em acadêmicos de medicina.
Comparar o desempenho de acadêmicos na execução do procedimento cirúrgico proposto através do modelo experimental desenvolvido.
Realizar busca nas bases de dados MEDLINE via PubMed, LILACS e SciELO para rastreio de modelos experimentais similares.

MÉTODO

Adquiriu-se peças frescas de pulmão bovino, cuja anatomia e fisiologia são semelhantes às do órgão humano. As mesmas foram submetidas a processo individual de descongelamento até que atingissem consistência adequada para manuseio e seccionadas em corte sagital.
Confecção de 02 diferentes tipos de lesões pulmonares artificiais para simular os principais tipos histológicos relacionados às mais prevalentes neoplasias pulmonares, que são carcinomas de células escamosas e adenocarcinomas. Para tanto, utilizou-se: 180g de proteína do soro do leite em pó, 50g de vaselina sólida, cola branca atóxica, 1 disco de algodão hidórfilo branco e corantes alimentares azul, amarelo e vermelho.
A fim de comprovar a eficiência do protótipo o mesmo foi testado por grupo de alunos (n=36), que realizou as técnicas de ressecção e sutura.
A técnica de ressecção em cunha e as suturas contínuas em barra grega e chuleio oblíquo com fio Nylon 3.0 foram empregadas como padrão para o procedimento.
O custo total com materiais empregados foi de R$ 166,20.

RESULTADOS

Desenvolveu-se com sucesso este protótipo de alta fidedignidade.
Não há modelos similares desenvolvidos na comunidade médica, o que confere relevância científica ao confeccionado.
O modelo proposto foi testado por grupo de alunos (n=36) composto por indivíduos com habilidades cirúrgicas distintas e o tempo médio para execução da ressecção de lesão tumoral pulmonar pôde ser relacionado às habilidades prévias dos mesmos, tais como suturas, dissecção e ressecção. O tempo médio despendido na atividade para aqueles que dominavam suturas e ressecção (n=6) foi de 20 minutos, enquanto que para alunos que dominavam apenas uma das habilidades (n=12) foi de 35 minutos, e de 45 minutos para aqueles que não dominavam ambas as técnicas (n=18).

CONCLUSÕES

O emprego de modelos experimentais de baixo custo e alta reprodutibilidade, quando realizado de forma correta e supervisionada, se faz válido como complementação do processo ensino-aprendizagem durante a formação médica e possibilita ao estudante sua inserção precoce na área cirúrgica.
Quando associados tempo de execução do procedimento e habilidades prévias do aluno constatou-se que aqueles com domínio prévio de suturas, dissecção e ressecção concluíram a atividade em menor tempo.

PALAVRAS CHAVE

Cirurgia Experimental ; Neoplasias Pulmonares ; Ensino Médico.

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

José Francisco Ferreira Lima, Isabella Gonçalves Gutierres, Charles Bruno Peñarrieta Trujillo, Rodrigo Antonio De Mesquita Silva, Murilo Augusto Fortuna Vilela, Elyan Enryque Soares Lorosa, Bruna Fialho de Souza Amaral, Nathália Huguinim Rocha