CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

METÁSTASE DE LIPOSSARCOMA MIXOIDE EM MESODELGADO CAUSANDO ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO- RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O lipossarcoma mixoide é um tumor lipogênico originário da célula mesequimal primitiva, representa 15% de todos os sarcomas de partes moles no adulto, tendo pico de incidência entre os 40 e 60 anos com acometimento superior em homens. Tal tumor atinge membros inferiores em 75% dos casos, podendo também atingir tronco e abdome. O caso descrito apresenta um tumor metastático de crescimento lento resultando em grande massa abdominal levando a uma obstrução intestinal tendo como sitio primário membro inferior direito, onde foi relacionado posteriormente após resultado de anatomopatológico e revisão da literatura.

RELATO DE CASO

J S N, 72 anos, sexo masculino, caucasiano, deu entrada em nosso serviço com quadro de distensão abdominal há 15 dias com piora progressiva acompanhado de dor abdominal com localização difusa, tipo cólica, sem irradiação, sem fator de melhora ou piora. Concomitante, paciente referia quadro de emagrecimento de 2 kg e familiares notaram crescimento lento de massa abdominal. Diagnóstico de base: Hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus insulinodependente. Exame físico abdominal com ruídos hidroaéreos presentes, distensão abdominal e presença de massa palpável em hipocôndrio direito e flanco ipsilateral com cerca de 20 cm em seu maior diâmetro, confirmada com Tomografia Computadorizada de Abdome total.
Realizada Laparotomia exploradora, com inventário da cavidade contendo líquido sero-hemático, com massas gelatinosas não aderidas, múltiplas lesões em mesodelgado com 140 g, 280 g e 110 g e grande massa medindo 30 cm aderida ao cólon ascendente, com 1970 g.
Todas as massas descritas pertenciam ao mesodelgado, sendo realizado enterectomia com margens livres e anastomose. No pós operatório imediato, foi investigado massa em membro inferior direito realizado exames de imagem. Ao anatomopatológico, foi diagnosticado neoplasia infiltrativa de tecido adiposo de mesentério associado ao painel imunohistoquímico de sarcoma, sugestivo de lipossarcoma mixóide grau 1. Atualmente paciente mantém acompanhamento com oncologia clínica e ortopedia, aguardando excisão de sitio primário em membro inferior direito.

DISCUSSÃO

Os sarcomas de partes moles são raros, embora exista a presença de uma massa, a detecção do tumor ocorre tardiamente, devido a crescimento lento sendo uma das principais queixas tardias do paciente. O tratamento é essencialmente cirúrgico, com objetivo de remover completamente o tumor e prevenir recidivas através de uma ressecção ampla e radical. O subtipo mixóide corresponde a 50% de todos os lipossarcomas. Nestes casos, após completa excisão, 88% dos pacientes apresenta sobrevida em 5 anos. No entanto, no presente estudo, tal excisão não é possível devido a grande quantidade de pequenas massas por todo mesodelgado, de modo que se torna necessário acompanhamento a fim da detecção precoce de qualquer evidência de recidiva local ou metástase à distância ou novos quadros obstrutivos.

PALAVRAS CHAVE

lipossarcoma;lipossarcoma mixoide;neoplasia de tecidos moles.

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Santa Casa de Ourinhos - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL CASTELLI BITTENCOURT, THIAGO SALDANHA RODRIGUES, CRISTIAN GUIDO PEREZ, PEDRO AUGUSTO MANNA BALBO, JOAO PAULO RODRIGUES TONIOLO, MYCHELLY DE SÁ CARVALHO, LARISSA DOS SANTOS GOLÇALVES GIL, FELIPE DOS SANTOS ALBINO