CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO EM DECORRENCIA DE ILEO BILIAR: UM RELATO DE CASO NA AMAZONIA OCIDENTAL

INTRODUÇÃO

Íleo biliar (IB) é uma obstrução mecânica do trato gastrointestinal causada pela presença de um cálculo biliar em seu lúmen. É responsável por 1-4% de todos os casos de obstrução intestinal e cerca de 25% ocorre em pacientes com mais de 70 anos de idade sem operação prévia. A etiopatogenia principal é a colecistopatia crônica calculosa. O lugar mais comum de impactação do cálculo é o íleo (62,5%), seguido do jejuno (30%), duodeno (2,5%) e cólon (2,5%).

RELATO DE CASO

A. A., 67 anos, sexo masculino, hipertenso em tratamento irregular, procura atendimento médico com queixa de epigastralgia associada a vômitos biliares e parada de eliminação fezes há 12 dias. Ao exame físico, encontrava-se em regular estado geral, eupneico, corado, desidratado ++/4+. Abdome distendido, ruídos hidroaéreos diminuídos, doloroso difusamente à palpação profunda, sem irritação peritoneal. Exames laboratoriais com índices hematimétricos sem alterações e leucocitose (13.560). Radiografia de abdome com distensão de alças intestinais, presença de níveis hidroaéreos e empilhamento de moeda. Foi instituído antibioticoterapia, sintomáticos e fleet enema. Com a falha no tratamento clínico e a permanência dos sintomas, solicitou-se tomografia computadorizada (TC) de abdome que evidenciou imagem hiperecogênica em alça intestinal localizada em fossa ilíaca direita. Com a hipótese diagnóstica de abdome agudo obstrutivo, paciente foi submetido a laparotomia exploradora. No inventário da cavidade, observou-se grande quantidade de líquido livre serohemático, aderências firmes entre cólon transverso, estômago e epíplon no leito de vesícula biliar. Vesícula biliar com paredes espessadas e grande cálculo em seu interior, fístula colecisto-gástrica (antro gástrico), cálculo biliar grande (6cm de diâmetro) impactado em válvula íleo-cecal, associada a dilatação de alças a montante. Realizado colecistectomia, enterectomia, retirada do cálculo e tratamento da fístula gástrica. Paciente evoluiu bem no Pós-operatório.

DISCUSSÃO

O paciente com IB apresenta-se clinicamente com sinais de abdome agudo por obstrução, como náuseas, vômitos, ausência de flatos, distensão e dor abdominal. A tríade de Rigler observada em exames de imagem (radiografia, ultrassonografia e TC), como aerobilia, níveis hidroaéreos e cálculo ectópico é patognomônica de IB, sendo encontrada em menos de 50% dos casos. No caso exposto, não há presença de aerobilia, entretanto pode-se levantar a hipótese diagnóstica de IB devido a presença de uma imagem semelhante a cálculo em fossa ilíaca direita associado ao exame clínico. Apesar do auxílio de exames de imagem, mais de 50% dos diagnósticos só são confirmados durante a laparotomia. O tipo de tratamento cirúrgico e sua abordagem com colecistectomia e correção das fístulas dependerão de vários fatores, entre eles da experiência do cirurgião, do tipo de suporte oferecido no local de atendimento e do estado geral do paciente.

PALAVRAS CHAVE

Obstrução intestinal; íleo biliar

Área

FÍGADO, VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II - Rondônia - Brasil

Autores

DIEGO ANTONIO ALMEIDA NUNES, ERIKA DUTRA, RHUAN ANTONIO DE PAULA SILVEIRA E SILVA, FÁBIO CASTELO BRANCO GIRÃO, VANDERLEI PEREIRA LIMA