CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

VOLVO GASTRICO: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O Volvo Gástrico (VG) define-se como uma rotação do estômago superior a 180º, que condiciona uma oclusão digestória alta. É uma patologia rara com maior incidência após a quinta década de vida, não relacionada a sexo ou raça. O principal sintoma é uma obstrução que pode ter apresentação aguda, menos comum, ou crônica, recorrente ou intermitente. Existe ainda o risco de estrangulamento que poderá resultar em necrose, perfuração e abdômen agudo, podendo resultar em uma taxa de mortalidade que varia entre 30% a 50%. Na forma crônica o diagnóstico é difícil e os exames complementares podem ser normais, principalmente nas fases assintomáticas da doença.

RELATO DE CASO

Paciente feminina de 45 anos, procurou o serviço com queixa de dor em epigástrio há 5 dias associada a vômitos, com piora na véspera. Negou febre e outras queixas. Relatava ter doença do refluxo gastroesofágico em tratamento com omeprazol diário. Ao exame físico: regular estado geral, eupneica, eucardica, gemente. Abdome plano, flácido, doloroso difusamente, principalmente em epigástro. Solicitados exames laboratoriais: amilase 441 mg/dL, hemoglobina 15 g%, HT 44, Leucócitos 10600 /mm3 e Lactato 15 mg/dL. Feito o diagnóstico inicial de Pancreatite Aguda Leve, a mesma evoluiu com manutenção da dor e vômitos incoercíveis no 2ºdia de internação. Optou-se por solicitar Tomografia Computadorizada (TC) de abdome e pelve com contraste endovenoso iodado, que evidenciou rotação do estômago ao longo do seu menor eixo, maior que 180o, configurando volvo mesenteroaxial, determinando oclusão duodenal total. Paciente foi submetida à laparotomia exploradora, cujo inventário e tática cirúrgica foram: identificação de câmara gástrica distendida e espessada e piloro deslocado cranialmente comprovando a rotação do órgão. Presença de omento e fundo gástrico em hérnia de hiato com grande afastamento dos pilares diafragmáticos. Realizada redução da hérnia e ressecção de porção do omento que encontrava-se com áreas de fibrose e gastropexia em peritônio de parede abdominal anterior utilizando vicryl 3.0 em 4 pontos em “U”. Paciente evoluiu estável hemodinamicamente durante a internação. Liberada dieta oral no 2º dia pós operatório com boa aceitação e alta hospitalar no 3º dia de pós operatório. Paciente em acompanhamento ambulatorial no serviço, assintomática e em bom estado geral.

DISCUSSÃO

O volvo gástrico pode se apresentar de maneira similar a outras patologias abdominais comuns como a pancreatite aguda, exigindo suspeição do médico assistente para resolução do quadro.

PALAVRAS CHAVE

volvo gástrico, abdome agudo, dor abdominal

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE COTIA - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA DA CUNHA BORGES, THAIS DE JESUS SIQUEIRA, SAMANTHA CAVALCANTE, MAURO HENRIQUE DE SA ADAMI MILMAN, MARCIO JOSE CARDOSO AMARAL, JOSÉ ROBERTO MELCHIORI BUCCO, MARCIO GOTTO, FERNANDA ASSUNÇÃO MALDOS