CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

LIPOMA EM VALVULA ILEO-CECAL: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

: Os lipomas representam 13 a 15% de todos os tumores benignos do intestino delgado, dos quais 50% são encontrados no íleo. Surgem do tecido adiposo submucoso e podem se apresentar como obstrução, sangramento ou achado incidental. A colonoscopia é diagnóstica e pode ser terapêutica. O lipoma pode aparecer como uma massa ou pólipo amarelado, submucosa, arredondado, com uma base espessa ou com uma base ampla. Às vezes, a mucosa necrótica, a ulceração e a textura da lesão tornam difícil diferenciar um lipoma de uma lesão maligna. Apesar das recentes inovações diagnósticas, a avaliação histopatológica é o padrão-ouro no diagnóstico. A excisão local é recomendada para lipomas sintomáticos ou quando a lesão não pode ser distinguida de uma neoplasia maligna. Quanto à ressecção cirúrgica, é indicado em casos onde, são maiores que 2 cm, sésseis ou limitados, suspeita de malignidade, emergências cirúrgicas, envolvimento da camada muscular ou serosa, ou em lesões que não podem ser ressecadas através da colonoscopia. A extensão da ressecção varia de colostomia e enucleação, ressecção segmentar ou hemicolectomia.

RELATO DE CASO

Mulher de 65 anos, em consulta no ambulatório, referia dor abdominal de início há três meses em região hipogástrica de caráter intermitente. A dor iniciava-se geralmente à noite, irradiava para fossa ilíaca direita, tipo cólica. Fator de piora: não evacuar e distensão da bexiga; fator de melhora: evacuação. Referia polaciúria, principalmente à noite, de início concomitante. Negava sintomas intestinais, hematúria macroscópica, disúria ou sintomas ginecológicos. História pregressa: ex-tabagista (cessou há 17 anos); menopausa há 20 anos; gravidez ectópica rota há 30 anos com cirurgia prévia (não sabia relatar o procedimento realizado). Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral, abdome globoso, normotenso, cicatriz mediana infra-umbilical. Presença de dor a palpação profunda em hipogastro e fossa ilíaca direita. Toque retal sem alterações. Solicitado colonoscopia e Tomografia Computadorizada (TC) de abdome e pelve com triplo contraste (endovenoso, oral e retal), o primeiro identificou lipoma em válvula ileocecal, medindo cerca de 2cm, de consistência mole, não aderido aos planos profundos, amarelado e com discreto enantema; o segundo: área de densidade de tecido adiposo ao nível da válvula ileocecal, estendendo-se por cerca de 2,2cm no seu maior eixo axial. Exames laboratoriais sem alterações. O plano terapêutico para esta paciente foi a ressecção cirúrgica laparoscópica de cólon direito e íleo terminal com reconstrução do trânsito intestinal com anastomose primária, recebendo alta hospitalar no 5º pós operatório.

DISCUSSÃO

O lipoma de válvula íleo-cecal é uma patologia rara e quando sintomático deve receber tratamento cirúrgico.

PALAVRAS CHAVE

TUMOR BENIGNO DE INTESTINO DELGADO; LIPOMA EM VÁLVULA ÍLEO-CECAL;

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE COTIA - São Paulo - Brasil

Autores

AMANDA DA CUNHA BORGES, FERNANDA ASSUNÇÃO MALDOS, THAIS DE JESUS SIQUEIRA, SAMANTHA CAVALCANTE, MARCIO JOSE CARDOSO AMARAL, MAURO HENRIQUE DE SA ADAMI MILMAN, JOSÉ ROBERTO MELCHIORI BUCCO, MARCIO GOTTO