CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOMEN AGUDO ISQUEMICO EM DECORRENCIA DE VOLVO DE CECO

INTRODUÇÃO

O volvo de ceco é causa rara de abdômen agudo isquêmico. A torção axial do íleo, ceco e cólon ascendente sobre seus respectivos mesentérios gera um quadro de obstrução intestinal com possibilidade de necrose e perfuração, podendo evoluir para um quadro de peritonite intensa e difusa.

RELATO DE CASO

Paciente C.G.N.J, sexo masculino, 31 anos, deu entrada no pronto-socorro do Hospital de Urgências de Sergipe(HUSE) com história de dor abdominal intensa e difusa em epigástrio de início há cerca de 24h anterior à entrada do paciente no presente hospital após este ter se alimentado. Apresentou parada na eliminação de flatos e fezes, há histórico de ingestão de álcool, o paciente nega hipertensão e diabetes. Ao exame encontrava-se acianótico e anictérico, com mucosas hidratadas e hipocoradas (+/++++). Apresentando dor intensa à palpação abdominal. Na radiografia havia um indicativo de pneumoperitônio, devido a uma presença de ar em quadrante superior esquerdo abdominal. Feita a laparotomia exploradora, percebeu-se que grande porção do jejuno e do íleo se encontravam isquemiadas. Assim, optou-se por uma enterectomia e colectomia, com posterior colostomia e fístula de mucosa. O paciente tem evoluído de forma satisfatória no pós-operatório e encontra-se estável, à espera de um transplante de intestino.

DISCUSSÃO

O volvo de ceco consiste em uma torção intestinal sobre seu mesentério. Do ponto de vista embriológico, a não fixação do colo ascendente e da porção cecal sobre o peritônio, ocasiona uma certa motilidade do ceco, permitindo que este se rotacione em relação ao seu próprio meso. Desse modo, seu quadro clínico apresenta-se do seguinte modo: vômitos; náuseas; ausência de flatos e evacuações; distensão abdominal; massa palpável e hipertimpanismo. Como complicação vascular ocorre uma redução do aporte sanguíneo, em decorrência da obstrução dos vasos mesentéricos, para as porções intestinais perfazendo um quadro de isquemia com uma posterior necrose caso não haja intervenção cirúrgica.

PALAVRAS CHAVE

Volvo de ceco; abdômen agudo isquêmico; enterectomia; colectomia

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital de Urgências de Sergipe(HUSE) - Sergipe - Brasil

Autores

DOUGLAS SIQUEIRA SANTOS, FÁBIO SANTOS ALVES, BERNARD PEREIRA REIS BARBOSA, CLAYTON SANTOS GUIMARÃES JÚNIOR, ANA CAROLINA CLAUDINO MOURA, JOSYMÁRIO SANTOS , JOÃO MARCOS COSTA OLIVEIRA