CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DE AMYAND: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

INTRODUÇÃO

A presença de apêndice vermiforme no interior de um saco herniário na região inguinal foi descrita pela primeira vez em 1735, por Claudius Amyand. Desde então a “Hérnia de Amyand” tem sido relatada pela literatura mundial como evento raro, correspondente a cerca de 1% de todas as hérnias.

RELATO DE CASO

Paciente masculino, 71 anos e 9 meses de idade, em consulta ambulatorial por conta de hérnia inguinal bilateral recidivada, tendo operado há 7 anos à Lichtenstein. Optado por técnica pré-peritoneal à Stoppa, no intra-operatório encontrado apêndice vermiforme no canal inguinal direito, aderido, não redutível. Realizado correção das hérnias à Stoppa e apendicectomia com bolsa à Parker kerr. Tendo recebido alta da equipe da cirurgia geral após sete dias da intervenção.

DISCUSSÃO

Durante a revisão de literatura foram encontrados vários relatos de casos descritos de Hérnia de Amyand. Foram revisados também séries de casos e relatos com revisão de literatura. Em virtude do raro aparecimento desta hérnia, as condutas tomadas se baseiam na experiência do cirurgião e no achado intra-operatório.

PALAVRAS CHAVE

Amyand; Stoppa

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

KIM LIMA NASCIMENTO, MARCELO MOCHATE FLOR, GABRIEL DA SILVA MORFIN, KEVIN LIMA TAVARES, VINICIUS COSTA SOUZA, ESTÊVÃO CONTAGE AMIN, NEWTON CARLOS VIANA LEITE FILHO, ARLEM CESAR DAMASCENO PEREZ