CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

HIPERPARATIREOIDISMO PRIMARIO POR ADENOMA DE PARATIREOIDE ECTOPICA LOCALIZADA NO MEDIASTINO ANTEROSUPERIOR: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O hiperparatireoidismo primário (HPTP) é um distúrbio endócrino frequente causado pela hipersecreção do paratormônio (PTH), sendo a causa mais comum de hipercalcemia diagnosticada ambulatorialmente. A grande maioria dos pacientes é assintomática e em cerca de 85% dos casos é ocasionado por um adenoma único. Cerca de 90% dos adenomas únicos de paratireoide ocorrem em glândulas normalmente lozalizadas, dos 10% restantes 63% estão no mediastino, 30% intratireoidianas e 7% atrás do esôfago. O quadro de hiperparatireoidismo primário relatado é associado a uma paratireoide ectópica localizada no mediastino.

RELATO DE CASO

MAB, 79 anos, natural e residente de Itaperuna, ao procurar atendimento médico foi solicitado ultrassonografia cervical que evidenciou bócio multinodular e uma lesão hipoecóica em mediastino anterossuperior. Foi solicitado uma tomografia cervical visualizando uma imagem em mediastino anterossuperior. A seguir solicitado os seguintes exames laboratoriais: cálcio sérico de 11,5 mg/dl, cálcio iônico de 1,46 mmol/l, PTH de 83 pg/ml, vitamina D de 29,1 mg/dl. Foi dado o diagnóstico, então, de um hiperparatireoidismo primário por provável adenoma de paratireoide ectópico. Indicado tratamento cirúrgico. Foi realizado uma tireoidectomia total e ressecção da lesão do mediastino seguido da exploração das outras paratireóides. Não dispomos de PTH intraoperatório em nossa instituição. Paciente evoluiu com quadro de “fome óssea” no segundo dia pós-operatório sendo necessário internação para reposição venosa de cálcio. Exame anatomopatológico demonstrou bócio multinodular e adenoma de paratireoide.

DISCUSSÃO

Uma parcela significativa dos tumores mediastinais são assintomáticos ou oligossintomáticos e na grande maioria das vezes são diagnosticadas por exames radiológicos ocasionais mas, quando presente, o quadro clínico mais comum são sintomas compressivos, dor torácica e perda de peso. Neste caso a lesão foi descoberta ocasionalmente por uma ultrassonografia cervical, seguida de tomografia e exames laboratoriais. A melhor conduta cirúrgica nos casos de adenoma de paratireoide é a identificação correta da lesão seguida da dosagem de PTH intraoperatório. Este caso demonstra uma apresentação incomum de adenoma de paratireoide ectópica.

PALAVRAS CHAVE

Hiperparatireoidismo primário, paratireoide ectópica, mediastino

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CARLA GUEDES SOUTO, MARIANA ZAMPILLI RODRIGUES, NINA ANGÉLICA REGIS LIBÓRIO, EMANUELA SIGILIANO DE PAIVA, MARCIO ASSIS MESSIAS FILHO, RAPHAEL ABREU SEPULCRI