CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO POR VOLVO DE CECO: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O volvo de ceco é causa rara de abdome agudo obstrutivo (1-1,5%), sendo responsável por aproximadamente 11% dos volvos colônicos. Acomete frequentemente mulheres, entre 40 e 60 anos. Mortalidade é de até 40% dos casos. Volvo de ceco esta definido como torção axial envolvendo o ceco, íleo terminal e cólon ascendente sobre seus respectivos mesos. O quadro clínico é bastante inespecífico, podendo apresentar dor abdominal, distensão abdominal, parada de eliminação de fezes e flatos, náuseas, vômitos, hipertimpanismo com ou sem visceromegalias.

RELATO DE CASO

H.M.S.F., 60 anos, feminina, deu entrada no pronto socorro com queixa de dor abdominal recorrente, há 5 dias, com distensão, vômitos e parada de eliminação de gases e fezes. Ao exame físico encontrava-se em regular estado geral, lúcida, orientada, hipocorada (+/+++), desidratada, anictérica, afebril e taquicárdica. Abdome distendido, tenso, doloroso a palpação superficial e profunda, sem sinais de irritação peritoneal. Solicitados exames laboratoriais que evidenciaram: PCR: 110, leucocitose 11.000, além de tomografia computadorizada de abdome que apresentava sinais de distensão difusa de alças com rotação e possível hérnia interna (laudo radiológico). Visto o caso acima decidiu-se por realizar uma laparotomia explorada, que obteve os seguintes achados: grande distensão de alças de cólon e intestino delgado, com 2 pontos de pinçamento por aderências omentoperitoneais e volvo de ceco com importante distensão, acometendo íleo terminal e cólon ascendente. Foi realizado a lise das aderências e hemicolectomia direita com ileotransversoanastomose primária.

DISCUSSÃO

O volvo de ceco é o volvo colônico mais comum depois do volvo de sigmoide. O ponto de origem para torção do meso envolvendo íleo terminal, ceco e colo ascendente depende de pontos fixos de aderência por brida, mas que não provém necessariamente de cirurgias prévias, uma vez que o cólon ascendente pode ter móvel na cavidade abdominal. A síndrome do ceco móvel confere dor abdominal crônica intermitente que melhora com a passagem de flatos, apesar da constipação. Essa síndrome torna-se causa para ocorrência de volvo de ceco, que é causa de obstrução intestinal aguda, compatível com a descrição do caso relatado. A primeira escolha para resolução do volvo de ceco e do caso, dependendo da experiência do cirurgião, foi colectomia direita com ileotransversoanastomose primaria, ao passo que cecostomia e cecopexia, embora com menores taxas de mortalidade e morbidade, tem grande índice de recorrência.

PALAVRAS CHAVE

obstrução intestinal, volvo, volvo de ceco

Área

ESÔFAGO, ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

UniFOA - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Guilherme Henrique Novaes de Souza, Natalia Graciano Assis de Oliveira Andrade , Ana Carolina de Carvalho Rocha , Roberto Marcellus de Barros Sena , Gabriela Guimarães Teixeira , Mariana Aragão B. Abrahão, Luisa Lamaita Pompei , Letícia Serra Lanza