CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

COMPARAÇAO DE RESULTADOS NA TIREOIDECTOMIA TOTAL E SUBTOTAL BILATERAL PARA DOENÇA DE GRAVES

OBJETIVO

A doença de Graves (DG) é uma patologia imuno-mediada que, além de ser a causa mais comum de hipertireoidismo, leva a morbidade considerável com risco aumentado de eventos adversos cardiovasculares e respiratórios. O tratamento cirúrgico da doença pode ser realizado pela Tireoidectomia Total (TT) e Tireoidectomia Subtotal Bilateral (TSB). Essa revisão sistemática foi realizada com o intuito de atualizar a literatura sobre a indicação dessas técnicas.

MÉTODO

Bases de dados eletrônicas (MEDLINE acessada via PubMed, Lilacs, Scielo e Cochrane Lybrary) foram consultadas retrospectivamente de Maio de 2013 a Maio de 2018. Os critérios de inclusão basearam–se em estudos de pacientes adultos com DG que se submeteram à técnica de TT ou TSB e seus resultados em médio e longo prazo, incluindo complicações, estabilização da doença e estado geral do paciente no pós-operatório. Excluídos relatos de caso, artigos de opinião, relatos de experiências subjetivas e trabalhos com informações repetidas ou disponíveis em outras pesquisas. Obteve–se 64 estudos no período proposto que respondiam satisfatoriamente ao objetivo desta revisão sistemática. Artigos mais recentes, de maior fator de impacto e nível de evidência foram priorizados. Foram selecionados 7 artigos para análise, sendo 3 revisões sistemáticas, 1 estudo observacional, 2 estudos retrospectivos e 1 estudo randomizado. Esta pesquisa teve como limitação o grupo heterogêneo de características metodológicas e de pacientes e número reduzido de trials.

RESULTADOS

A literatura analisada apresentou resultados superiores para a TT, com menor recidiva do hipertireoidismo comparado aos pacientes submetidos a TSB. Um estudo randomizado comparou 191 pacientes submetidos ao tratamento cirúrgico para DG (95 BST e 96 TT). 9 dos pacientes que realizaram BST apresentaram recidiva do hipertireoidismo, enquanto nenhum dos submetidos a TT demonstraram essa complicação após 5 anos da abordagem. O tipo de técnica realizada não afetou a regressão da Oftalmopatia de Graves (OG), assim como a paralisia permanente do Nervo Laríngeo Recorrente (NLR). Um estudo observacional considerou o hipoparatireoidismo permanente como consequência mais associada a TT (8/172) comparado a TSB (3/221) dos 393 pacientes analisados. Não obstante, os resultados para recorrência do hipertireoidismo não foram diferentes do outro estudo.

CONCLUSÕES

A TT como escolha para o tratamento definitivo da DG demonstrou melhores resultados na prevenção da recorrência do hipertireoidismo comparado a TSB, contudo, a TT foi associada a maior possibilidade de hipoparatireoidismo permanente. Outros parâmentros como a OG e a lesão de NLR não mostraram diferença quanto a técnica abordada.

PALAVRAS CHAVE

Grave's Disease; Total Thyroidectomy; Bilateral Subtotal Thyroidectomy; Hyperthyroidism

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

UNIARA - São Paulo - Brasil

Autores

André Claudio Rocha, Vinícius Oliveira Pascolat