CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE GUILLAIN-BARRE EM PACIENTE COM TUMOR OBSTRUTIVO DE COLON

INTRODUÇÃO

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma neuropatia periférica autoimune caracterizada por fraqueza simétrica de aparecimento súbito, podendo apresentar distúrbios sensoriais, hiporreflexia ou arreflexia. O diagnóstico é feito com base em achados clínicos e confirmado por análise do líquido cefalorraquidiano e por estudos eletrofisiológicos. Apesar de rara, a associação entre SGB e neoplasias foi descrita em algumas publicações, incluindo casos de câncer de cólon, porém apenas após tratamento quimioterápico.
Neste trabalho, apresentamos o caso de um paciente com SGB e neoplasia de cólon, ainda não submetido a tratamento quimioterápico, e que apresentou melhora dos sintomas após exérese da neoplasia, sugerindo uma possível associação entre a neoplasia e a SGB.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo masculino, 82 anos, com antecedente de doença pulmonar obstrutiva crônica, deu entrada no hospital com um quadro de cãimbras e dificuldade de deambulação com instalação há dois dias. Referia também perda de força muscular há um dia em membros superiores e inferiores, disfagia, retenção urinária e desconforto respiratório. Havia também relato de piora da secreção respiratória nos últimos dias antes da internação.
Ao exame físico apresentava perda de força muscular e reflexos hipoativos globalmente. O exame de eletroneuromiografia foi compatível com SGB. O paciente foi internado e iniciada administração de imunoglobulinas; durante os primeiros dias de internação observou-se distensão abdominal progressiva e foi solicitada tomografia computadorizada de abdome, que mostrou espessamento em cólon transverso, sugestivo de neoplasia primária. Realizada então colonoscopia que confirmou achado de tumor obstrutivo em cólon transverso (adenocarcinoma).
O paciente foi então submetido a colectomia parcial em regime de urgência. Após a cirurgia o paciente seguiu o tratamento com um novo ciclo de imunoglobulina, apresentando melhora lenta e gradual dos sintomas clínicos.

DISCUSSÃO

A SGB já foi descrita associada a neoplasias como linfomas, câncer de pulmão, adenocarcinoma gástrico e câncer de bexiga. Há ainda relatos de SGB em pacientes com câncer de cólon em tratamento quimioterápico. No caso descrito, o paciente apresentou SGB e, durante o quadro agudo, evoluiu com obstrução intestinal que permitiu o diagnóstico do tumor.
Segundo a maioria dos estudos existentes, a associação entre neoplasias e a síndrome de Guillain-Barré permanece incerta. Contudo, alguns estudos indicaram um maior risco global de câncer em pacientes com SGB, enquanto outros concluíram que em pacientes com SGB a mortalidade por câncer seria maior, sugerindo uma possível correlação entre SGB e câncer.
Apesar de a SGB não preencher todos os critérios para doença paraneoplásica, a resolução dos sintomas após ressecção do tumor, como ocorreu neste relato de caso, indica a possibilidade da presença da neoplasia de cólon ser possível fator causal ou adjuvante no desenvolvimento da SGB.

PALAVRAS CHAVE

Síndrome de Guillian-Barré, Neoplasia de cólon

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Alemão Oswaldo Cruz - São Paulo - Brasil

Autores

Fernanda Pereira Cotrim, Roger Beltrati Coser, Vanessa Lopes Vieira, Mikhael Belkovsky, Rodrigo Marcos Cunha Frati, Erico Souza de Oliveira, Pedro Renato Chocair, Cláudio José Caldas Bresciani