CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CORREÇAO DE HERNIA INCISIONAL COMPLEXA PELA TECNICA DA SEPARAÇAO DE COMPONENTES EM PACIENTE COM ABDOME AGUDO OBSTRUTIVO

INTRODUÇÃO

A TÉCNICA DA SEPARAÇÃO DE COMPONENTES FOI APLICADA NA RECONSTRUÇÃO DE HERNIAS GRANDES E COMPLEXAS DA PAREDE ABDOMINAL (SCHEUERLEIN ET AL., 2018). NOS ÚLTIMOS 20 ANOS, AS TECNICAS TÊM SE APERFEIÇOADO RAPIDAMENTE (HODGKINSON ET AL., 2018). NOVITSKY ET AL. (2012) DESCREVEU PELA PRIMEIRA VEZ A LIBERAÇAO DO MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL E SEPARAÇÃO DO COMPONENTE POSTERIOR.

RELATO DE CASO

PACIENTE W.R.R., MASCULINO, 56 ANOS, DEU ENTRADA COM DOR ABDOMINAL DIFUSA HÁ 2 DIAS, TIPO CÓLICA, DE FORTE INTENSIDADE ASSOCIADO A NÁUSEAS E VÔMITOS PÓS PRANDIAIS, DISTENSÃO ABDOMINAL E PARADA NA ELIMINAÇÃO DE GASES E FEZES HÁ 02 DIAS. ANTECEDENTES DE IAM PREVIO COM REVASCULARIZAÇÃO DO MIOCÁRDIO (HÁ 7 ANOS), TABAGISTA ATIVO (15 ANOS/MAÇO), COMPROMETIMENTO MOTOR DEVIDO TOCOTRAUMA. DE CIRURGIAS PREVIAS POSSUÍA COLECISTECTOMIA LAPAROTÔMICA (HÁ 6 ANOS) E ENTERECTOMIA DEVIDO HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA ESTRANGULADA HÁ 10 ANOS MAIS HERNIORRAFIA DIAFRAGMÁTICA. AO EXAME, ESTAVA DESIDRATADO, NORMOCARDICO, EUPNEICO. O ABDOME ESTAVA DISTENDIDO. REALIZADO APÓS ANTISSEPSIA E COLOCAÇÃO DE CAMPOS ESTÉREIS, INCISÃO DA APONEUROSE POSTERIOR DO MÚSCULO RETO ABDOMINAL, SEPARANDO SUAS BAINHAS. REALIZOU-SE A LIBERAÇÃO DO MESMO ATÉ O LIMITE DO FEIXE VASCULO-NERVOSO (PROXIMO A LINHA SEMILUNAR) E, EM SEGUIDA, REALIZOU SE A LIBERAÇÃO DO ESPAÇO PRÉ PERITONEAL APÓS INCISÃO DO MÚSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL. FECHAMENTO DA PAREDE POSTERIOR COM VYCRIL 2.0 – ENCARCERAMENTO POSTERIOR – COM SUTURA CONTÍNUA. INSERIDA TELA DE POLIPROPILENO, 30 X 30 CM RECOBRINDO DO XIFOIDE AO ESPAÇO DE RETZIUS. COLOCAÇÃO DE 2 DRENOS PORTOVAC EM SUBCUTÂNEO. FIXADA A TELA À PAREDE POSTERIOR USANDO PASSADOR VIPEL E FIO PROLENE 2.0, SENDO 4 DE CADA LADO. FECHADO COMPARTIMENTO ANTERIOR COM FIO DE VYCRIL 0, PONTOS CONTÍNUOS. PACIENTE RECEBEU ALTA NO 5º PO, SEM QUEIXAS CLINICAS.

DISCUSSÃO

O FECHAMENTO DA FASCIA POSTERIOR DO RETO E DO COMPARTIMENTO PRE PERITONEAL EVITA O USO DE TELAS CARAS E MINIMIZA O CONTATO COM AS ALÇAS DE INTESTINO. O FECHAMENTO BILAMINAR DA PAREDE ABDOMINAL PREVINE MIGRAÇÃO DA TELA E PROTEGE CONTRA INFECÇÃO E A MANIPULAÇÃO FORA DA BAINHA DO RETO PREVINE INJURIAS DO FEIXE NEUROVASCULAR QUE INERVA A PAREDE ABDOMINAL ANTERIOR. ALÉM DISSO, A PRESERVAÇÃO DO SUPRIMENTO SANGUÍNEO MELHORA A CICATRIZAÇÃO E DIMINUI AS COMPLICAÇÕES LOCAIS DA FERIDA OPERATÓRIA (PETRO et al., 2015). ROBIN-LERSUNDI et al. (2018) CONSIDERA AINDA QUE, ESSA TÉCNICA OFERECE MELHORES POSSIBILIDADES DE DESENVOLVER A RECONSTRUÇÃO DE PAREDE ABDOMINAL TENSION FREE. RESSALTA AINDA QUE A LIBERAÇÃO DO MUSCULO TRANSVERSO ABDOMINAL ACESSA UMA ÁREA MAIS AMPLA QUE VAI DA GORDURA PREPERITONEAL NA LINHA MEDIA AO PSOAS E AO ESPAÇO RETROPERITONEAL LATERALMENTE NA MEDIDA EM QUE A TELA É DISPOSTA O MÁXIMO POSSÍVEL. POR FIM, PARA PETRO et al. (2018) A SEPARAÇÃO DE COMPONENTES COMO UMA EXTENSÃO DA TÉNICA DE RIVES-STOPPA PODE SER CONSIDERADA COMO TÉCNICA BÁSICA PARA O TRATAMENTO DE HÉRNIAS INCISIONAIS ABDOMINAIS COMPLEXAS.

PALAVRAS CHAVE

HERNIA INCISIONAL; SEPARAÇÃO DE COMPONENTES; TAR.

Área

MISCELÂNIA

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

VINICIUS COSTA SOUZA, GABRIEL DA SILVA MORFIN, KIM LIMA NASCIMENTO, KEVIN LIMA TAVARES, ESTEVÃO CONTAGE AMIN, NEWTON CARLOS VIANA LEITE FILHO, MARCELO MOCHATE FLOR