CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CIRURGIA BARIATRICA REVISIONAL: CONVERSAO SLEEVE PARA BYPASS GASTRICO

INTRODUÇÃO

A incidência de cirurgias revisionais após um procedimento bariátrico primário varia muito de acordo com as literaturas e atinge percentuais que variam entre 5 e 56%. A cirurgia revisional após sleeve gástrico é indicada quando, dentre outros fatores, há perda de peso inadequada (perda de peso menor que 40%) ou re-ganho de peso (mais de 15% do peso perdido).

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 34 anos, compareceu ao serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo referindo ganho de 29 kg 6 anos após submeter-se a Sleeve Gástrico. Na data desta cirurgia, pesava 129 kg e referiu perda ponderal de 36kg. Informou histórico de ganho de peso desde a infância, com familiares obesos. Não apresentava comorbidades (DM e HAS). Ao exame físico, altura de 1,68m e peso de 122 kg, com IMC de 43,22 (Obesidade Grau III). Foi encaminhada para realizar exames e consultas pré operatórias para cirurgia bariátrica revisional de conversão do Sleeve Gástrico para Bypass. Não foram encontradas alterações relevantes que contra-indicassem o procedimento. Na ocasião da cirurgia revisional, pesava 122 kg. A cirurgia ocorreu sem complicações e a paciente evoluiu com bom pós-operatório, apresentando perda ponderal de 44 kg 7 meses após o procedimento.

DISCUSSÃO

O bypass gástrico revisional, apesar de demandar maior tempo e técnica, é uma escolha segura e efetiva para perda de peso e diminuição de comorbidades em pacientes cujo procedimento bariátrico primário falhou.

PALAVRAS CHAVE

cirurgia revisional, sleeve gástrico, bypass gástrico

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil

Autores

Christina Loureiro Oliveira, Amanda Rojo Pavão, Géssica Caroline Andrade, Jéssica Thayanna Souza Falcão, Mariana Guimarães De Oliveira Castro, Dânia Hauache Fraxe, Nahida Hauache Fraxe