CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

SERIE HISTORICA DA DISTRIBUIÇAO DE PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS E HOSPITALARES POS-CIRURGIA BARIATRICA REALIZADOS PELO SISTEMA UNICO DE SAUDE NO MUNICIPIO DE SAO PAULO

OBJETIVO

Analisar a série histórica da distribuição de procedimentos ambulatoriais e hospitalares pós cirurgia bariátrica realizados pelo Sistema Único de Saúde no município de São Paulo.

MÉTODO

Inicialmente foi realizada busca através do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIHSUS) e do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIASUS). Foram aplicados filtros em comum nos dois sistemas para local de internação, município, ano de processamento, internações e já para as variáveis relacionadas à cirurgia bariátrica, no SIHSUS utilizou-se intercorrências cirúrgicas e clínica pós-cirurgia bariátrica, já no SIASUS, acompanhamento por equipe multiprofissional pós-cirurgia bariátrica. O período pesquisado foi de janeiro de 2012 a dezembro de 2017. Foi realizada análise descritiva dos dados através de frequência absoluta, relativa e média.

RESULTADOS

Os resultados mostraram que entre janeiro de 2012 e dezembro de 2017 foram registrados 7386 atendimentos de acompanhamento por equipe multiprofissional pós-cirurgia bariátrica. A proporção de atendimentos registrados para os anos 2012, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017, considerando o total de atendimentos do período observado, foram respectivamente, 8,13%, 13,5%, 19,3%, 22,5% e 19,8%. Em relação ao tratamento de intercorrências cirúrgicas pós-cirurgia bariátrica, foram registrados 11 atendimentos de janeiro de 2012 a dezembro de 2017 e a média de atendimentos foi de 2,2 atendimentos por ano. Em relação ao tratamento de intercorrência clínica pós-cirurgia bariátrica, foram verificados 29 atendimentos e a média de atendimentos foi de 5,8 atendimentos por ano.

CONCLUSÕES

É possível concluir que houve ampliação da oferta de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde no Brasil, o que fica demonstrado através do aumento, ao longo dos anos, do número de acompanhamentos de pacientes pós-cirurgia bariátrica por equipe multiprofissional. Tal fato coincide com o aumento desse tipo de cirurgia relatado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, que refere inclusive um aumento de 7,5% no número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil em 2016. Esse aumento no número de procedimentos pode estar associado ao crescimento da obesidade, a mudanças e ampliações nas indicações da cirurgia bariátrica realizada pelo Conselho Federal de Medicina e ao aumento de investimento do SUS nesse setor. O baixo registro do tratamento de intercorrências clínicas e cirúrgicas pós-cirurgia bariátrica pode estar relacionado ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas e a evolução tecnológica na área médica, que promoveram uma diminuição no número de complicações relacionadas à cirurgia.

PALAVRAS CHAVE

OBESIDADE; CIRURGIA BARIÁTRICA

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

UNIVERSIDADE SANTO AMARO - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELLE MARIA JUVENAL DA SILVA, RENATA FONSECA INÁCIO OSTI, CINTIA LECI RODRIGUES