CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA ADRENOCORTICAL: A IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO PRECOCE.

INTRODUÇÃO

O Carcinome Adrenocortical (CAC) é uma tumoração maligna rara da glândula suprarrenal. Embora a maioria dos pacientes apresente clínica de excesso hormonal, grande parte dos diagnósticos de CAC é incidental, ocorrendo por meio do achado de Incidentaloma de Suprarrenal (ISPR) em método de imagem, tal que a Tomografia Computadorizada (TC) é a modalidade de escolha. Denomina-se ISPR a massa tumoral com mais de 1cm de diâmetro encontrada incidentalmente em topografia de suprarrenal.

RELATO DE CASO

Mulher, 48 anos de idade, referida da atenção primária à serviço terciário, em março de 2018, para investigação de Hipertensão Arterial não controlada. Exame tomográfico evidenciou grande massa em topografia adrenal com invasão de estruturas próximas e nodulação hepática (possível metástase). Exames bioquímicos confirmaram a condição de hipercortisolismo e hiperandrogenismo. Foi submetida à cirurgia para fins diagnósticos e terapêuticos. Após exérese tumoral, a biópsia confirmou o diagnóstico de Carcinoma Adrenocortical. Infelizmente, pelo grau avançado da doença, a paciente faleceu em abril de 2018.

DISCISSÃO

O diagnóstico tardio compõe a maior problemática em relação ao CAC. Tal que muitas vezes a apresentação clínica se dá quando o tumor já atingiu certo grau de desenvolvimento; e, às vezes, mesmo em casos sintomáticos, até mesmo os próprios pacientes não percebem os sinais e sintomas ou o fazem sem os conceber como problema. Por exemplo, no caso da paciente aqui relatada, os sintomas de excesso hormonais não foram suficientes para uma suspeição de anormalidade pela própria paciente. Sua motivação ou, por assim dizer, sua queixa principal, para auxílio médico foi uma HAS não controlada, e não os sinais de hiperandrogenismo ou hipercorticolismo. O ISPR encontrado, portanto, foi um achado incidental de uma investigação para causas secundárias de HAS.
Deve-se atentar, portanto, para a possibilidade de evolução maligna dos ISPR bem como seguir os guidelines propostos para aumentar a chance do diagnóstico precoce do CAC.

PALAVRAS CHAVES

Carcinoma Adrenocortical; Incidentaloma; Diagnóstico precoce.

Área

MISCELÂNIA

Instituições

Universidade Federal do Acre - Acre - Brasil

Autores

Feliph Miquéias Alcântara de Souza, Jackson Ramon Oliveira de Sousa Pereira, Ana Clara Leal Soares, João Abner Marins Munhoz, Ednaldo de Souza Silva, David Ricardo Lima Carneiro