CONGRESSO PAULISTA DE CIRURGIA - 21º ASSEMBLÉIA CIRURGICA DO CBCSP

Dados do Trabalho


TITULO

FAST CAPTURE: FERRAMENTA NA DETECÇAO PRECOCE DE NEOPLASIAS TORACICAS

OBJETIVO

Considerando que tomografias de tórax são realizadas diariamente para investigação de dispneia, tosse, pesquisa de focos infecciosos, etc, muitos exames identificam achados suspeitos para neoplasia. Alguns desses pacientes, porém, podem passar por demora até serem avaliados por especialista, ou não serem adequadamente investigados porque o primeiro avaliador pode não interpretar o achado como suspeito para neoplasia. Por esse motivo foi criado o sistema denominado “FAST CAPTURE”, por meio do qual o médico radiologista que identifica uma suspeita de neoplasia em TC de tórax dispara um alerta, que por sua vez gera automaticamente uma consulta com a equipe de Cirurgia Torácica. O programa FAST CAPTURE o objetivo de aumentar a probabilidade de detecção precoce de neoplasias torácicas.

MÉTODO

Todos os casos em que o sistema FAST CAPTURE foi acionado pela equipe de Radiologia do Hospital Sancta Maggiore, foram encaminhados a equipe de Cirurgia Torácica e encaixados em 3 grupos: 1) alta na primeira consulta; 2) seguimento clínico-tomográfico seriado; 3) investigação invasiva. Foi então relatado o desfecho de cada caso até o momento.

RESULTADOS

Entre junho e novembro de 2016, o sistema FAST CAPTURE foi acionado em 47 casos: 28 mulheres e 19 homens com média de idade de 71,7 anos, 15 deles tabagistas atuais ou prévios.
Em 43 casos a localização do achado é pulmonar, em 2 casos é mediastinal e em 1 caso é pleural. Não houve achados em parede torácica.
DISCUSSÃO
11 pacientes receberam o diagnóstico de neoplasia e desses, 3 receberam tratamento com possibilidade curativa – 1 com timoma e 2 com neoplasia de pulmão. Mesmo nos casos de neoplasia avançada, porém, é possível instituir tratamento que pode aumentar a sobrevida. Deve-se lembrar ainda que além dos casos já
diagnosticados, há 10 casos em seguimento clinico-tomográfico que podem ainda receber diagnóstico de neoplasia, e 2 que ainda podem passar por procedimentos cirúrgicos após reabilitação pulmonar.
Não é possível prever se esses pacientes seriam avaliados pelo especialista nem quando seriam avaliados, mas muitos deles talvez só recebessem o diagnóstico quando a neoplasia estivesse sintomática e muito avançada.

Não se pode comparar o sistema FAST CAPTURE com rastreamento porque são modalidades diagnósticas com objetivo distintos: enquanto a TC de tórax do rastreamento é realizada com o objetivo de detectar neoplasia numa população de risco, a TC de tórax incluída no FAST CAPTURE já seria realizada por outro motivo e representa achado meramente incidental, mas que deve ser valorizado.

CONCLUSÕES

A ferramenta FAST CAPTURE se mostrou útil como programa de detecção de neoplasias torácicas.

PALAVRAS CHAVE

Neoplasia toracica, detectar precoce, cirurgia toracica

Área

TÓRAX

Instituições

INSTITUTO PREVENT SENIOR - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNO FERNANDO BINOTTO, Julio Mott Ancona Lopez, Thiago Carvalho Gaudio, Jorge Henrique Rivaben , Pedro Augusto Antunes Honda, Fabricio Prospero Machado, Silvio Fontana Velludo, Marcio Nascimento